Dia da Gestantes do Meu Bebê, Meu Tesouro

Mulheres acompanhadas pelo programa passam por sessão de fotografia

Acolher as mulheres, fortalecer o vínculo entre mães e filhos e reduzir a mortalidade infantil são objetivos do programa ‘Meu Bebê, Meu Tesouro’ da Prefeitura de Passo Fundo. Dentro da iniciativa, inúmeras ações são realizadas a fim de que as mulheres que fazem o pré-natal pelo Sistema Único de Saúde (SUS) sejam integralmente acompanhadas.

Uma das ações promovidas pela Prefeitura e que tem auxiliado as mulheres a viverem a gravidez com autoestima é o Dia da Gestante. Nessa segunda-feira (24), gestantes passaram por um ensaio fotográfico, que contou com uma preparação prévia em um salão de beleza. As fotografias serão reveladas e entregues posteriormente pelo Município para que as mulheres possam guardar os registros dessa fase das suas vidas.

Maria Elizabete dos Santos da Silva, de 26 anos, está entre as mulheres que compartilharam o Dia da Gestante. À espera do Theo, ela está participando do programa pela segunda vez. “Participei, em 2016, com a minha filha Valentina. Mas é a primeira vez que estou fazendo as fotos. Eu tenho outros dois meninos e não tinha feito em nenhuma gestação. Está ajudando muito na minha autoestima”, disse.

Outra gestante que passou pela sessão de fotografias é Fernanda da Silva, de 36 anos, que está esperando pelo Isaías e comentou como o programa tem a ajudado neste processo. “Eu já tinha ouvido falar que o programa era muito bom e beneficiava as gestantes. Como eu tenho uma gravidez de alto risco, estou com câncer, fui para assistência da mulher e me apresentaram as ações. As mulheres precisam desse cuidado”, declarou.

Ações

O programa Meu Bebê, Meu Tesouro foi implementado pela Prefeitura em 2013 e remodelado no ano passado. Novas ações passaram a ser integradas com a perspectiva de proporcionar um acolhimento integral às mulheres.

A Prefeitura oferece encontros mensais para orientações em relação à gravidez, amamentação e cuidados com o bebê, consultas e visitas domiciliares, atendimento em casos de gestação de risco e problemas de saúde da criança e kit de enxoval para o bebê. Além disso, oferece kit de estímulo ao vínculo e educação, com livro do bebê, livro de história e livro de banho, chá de bebê, salão de beleza e fotografia artística no Dia da Gestante e um táxi na saída da maternidade para o domicílio.

De acordo com Cristine, as novas ações vão ao encontro do cuidado integral com as gestantes. “O programa é voltado ao fortalecimento dos laços profundos do binômio mãe e filho, atendendo gestantes em vulnerabilidade e impactando diretamente na redução na mortalidade. A mortalidade infantil é um dos principais problemas enfrentados no Brasil e a solução está em implantar políticas públicas efetivas, ampliando e fortalecendo a rede primária de saúde”, enfatizou.

Foto: Michel Sanderi