Atenção integral à saúde da mãe e do bebê até seu primeiro ano de vida

Um programa para reduzir a mortalidade infantil, fortalecer os vínculos entre as mães e os bebês e garantir acompanhamento médico e pediátrico na Rede Municipal de Saúde. O Meu Bebê, Meu Tesouro é a proposta da Prefeitura que atende as gestantes e os bebês desde antes do nascimento, com ações direcionadas para a saúde da mulher e do recém-nascido. Além disso, a iniciativa também contempla ações educativas e assistenciais que beneficiem o binômio mãe e filho.
O acompanhamento das mães e seus bebês é feito até 1 (um) ano da criança. O Programa tem sua coordenação na Secretaria de Saúde e possui os seguintes métodos de trabalho: aciona unidades de saúde para agilizar consultas e realização de visitas domiciliares e informação de pré-natal, puerpério e puericultura; contata os seguintes setores: de exames para avaliação da urgência de cada caso, o centro de referência de saúde da mulher para planejamento familiar e avaliação de gestantes de alto risco. O Programa também faz monitoramento das gestantes por meio de ligações telefônicas.
O diferencial das gestantes que fazem parte do programa são: monitoramento desde a gestação até o primeiro ano de vida do bebê; encontros trimensais para orientação em relação aos cuidados na gravidez, aleitamento e cuidados com o bebê; entrega de kit de enxoval para o bebê; atendimento em casos de gestação de risco e problemas de saúde da criança – realizadas pela Secretaria da Saúde e pelas Estratégias de Saúde da Família (ESF), entre outros procedimentos.
As ações do Programa, apenas foram possíveis de serem realizadas em conjunto com todos os setores da saúde, tendo como resultado a redução da mortalidade infantil. Portanto, a meta do Programa foi alcançada com uma política pública voltada à promoção da saúde e ao desenvolvimento da vida.
De 2021 até abril de 2023, o Programa Meu Bebê Meu Tesouro atendeu 1.297 gestantes.


NOTÍCIAS
DA SECRETARIA


TODAS

CONTATOS
DA SECRETARIA

Foto

Meu Bebê, Meu Tesouro

Telefone: (54)3312-0484