Despertar para a Inovação e Tecnologia: Prefeitura lança projeto para estudantes na FEITECH

Evento focado em tecnologia, inovação e conhecimento inicia nesta quinta-feira (14), contando com a participação de órgãos públicos, entidades, instituições e empreendedores

No mundo atual, onde as mudanças tecnológicas ocorrem a uma velocidade vertiginosa, é essencial que as crianças e os jovens estejam preparados para participar ativamente do processo de inovação. É nesse contexto que a Prefeitura de Passo Fundo, por meio das secretarias de Inovação e a de Educação, a 7ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE), Sebrae Educação e FEITECH vão apresentar, durante o evento que ocorre no Gran Palazzo desta quinta-feira (14) até o sábado (16), o projeto Despertar.

De acordo com a secretária de Inovação, Barbara Fritzen, a iniciativa pretende instrumentalizar os estudantes com habilidades técnicas, pensamento crítico e adaptabilidade, encorajando-os a buscar soluções inovadoras e aplicar seu conhecimento em projetos que tenham um impacto real na sociedade. “O Despertar tem o propósito de estimular e dar visibilidade aos projetos e experiências das crianças e jovens das escolas de Passo Fundo e região, proporcionando o protagonismo dos estudantes na FEITECH, uma feira regional de inovação, tecnologia, negócios e conteúdo”, explicou ela.

Através de uma rodada de apresentações rápidas, os estudantes terão que explicar, em três minutos, seus trabalhos e projetos de inovação desenvolvidos em sala de aula. As apresentações ocorrerão em dois dias no estande da Prefeitura de Passo Fundo, onde ocorrerá uma grande troca de experiências entre estudantes das redes públicas e privadas de ensino fundamental e médio. “O projeto não se limita apenas ao ambiente escolar. Ele também busca estabelecer parcerias com empresas e instituições que compartilham o interesse pela inovação, proporcionando aos estudantes a oportunidade de interagir com profissionais da indústria, mentores e especialistas que podem enriquecer sua experiência educacional”, observou Barbara.