Município ficou à frente de cidades como Pelotas e Santa Maria
Foi divulgado recentemente pela Secretaria Estadual da Fazenda o percentual definitivo para 2015 em relação à participação no ICMS – Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços dos 497 municípios do Rio Grande do Sul. O índice é apurado tendo como base a movimentação das empresas no ano de 2013.
De acordo com o secretário de Finanças do município, Gilberto Bedin, isso comprova o bom momento econômico vivido pelo município. “Passo Fundo terá um aumento real de 5,14%, ou seja, aproximadamente R$ 3,5 milhões a mais. Desta forma, o município passa da 11ª para a 9ª em arrecadação”, esclarece Bedin. Passo Fundo fica atrás dos seguintes municípios: Porto Alegre, Caxias do Sul, Canoas, Rio Grande, Gravataí,. Triunfo, Novo Hamburgo e santa Cruz do Sul; e à frente de: Cachoeirinha, Pelotas, Bento Gonçalves, São Leopoldo, Santa Maria e Viamão.
Gilberto Bedin explica ainda que o índice tem importância relativa na receita efetiva dos municípios. “Se o desempenho da economia for fraco, todos receberão menos recursos no ano seguinte. Se for favorável todos aumentarão a arrecadação”, concluiu o secretário.
Para o prefeito Luciano Azevedo, o crescimento é importante porque Passo Fundo ocupa, em número de população, a 12ª posição, e ficou à frente em relação ao retorno do ICMS.
O secretário Bedin destacou também alguns dos municípios que tiveram redução nos índices de retorno do imposto. São eles: Porto Alegre, Caxias do Sul, Gravataí, Novo Hamburgo, Santa Cruz do Sul, Cachoeirinha, Pelotas, Bento Gonçalves e São Leopoldo.