Prefeitura fecha 8 meses com contas positivas

O secretário de finanças, César Bilibio, apresentou na tarde desta sábado durante audiência pública, a prestação de contas da Prefeitura de Passo Fundo, referente ao segundo quadrimestre de 2010 e o balanço do ano até agosto. Até agora o resultado entre arrecadação e despesas ficou positivo em R$ 8 milhões. Para este período, a meta de arrecadação era pouco mais de R$ 73 milhões e a administração atingiu R$ 84 milhões; enquanto as despesas planejadas eram de  R$ 77 milhões e o realizado ficou um pouco abaixo disto, em torno de R$ 76 milhões. “Estamos mantendo as contas em dia graças ao esforço que a administração vem fazendo para reduzir gastos e prestar, mesmo assim, atendimento adequado e serviços de qualidade para a população de Passo Fundo”, destacou Bilibio.
A despesa com pessoal, incluindo os terceirizados, é de 51% do orçamento, ainda abaixo do que prevê a lei de responsabilidade fiscal. Bilibio destacou que somente neste ano, 143 novos servidores foram nomeados para a área da educação. Até o mês de agosto, a administração municipal investiu perto de R$ 5 milhões de reais em obras, serviços e equipamentos para atender as demandas da comunidade.
Entre os principais investimentos estão R$41 milhões para a área da educação,  o que corresponde a 37% do orçamento do ano e R$ 18 milhões para a saúde, equivalente a 17% do orçamento, acima do mínimo exigido pela legislação nacional.
Bilibio destacou ainda a contribuição do retorno de ICMS e do IPTU no aumento da arrecadação neste ano. A variação de arrecadação de  2009 para 2010 foi de 25% a mais com o ICMS e 42% a mais no IPTU. “Graças a retomada do crescimento e da atividade industrial, além da revisão dos valores do IPTU, foi possível manter as contas ajustadas. Mesmo assim precisamos continuar agindo com cautela, para chegarmos ao final do ano com a certeza de poder realizar as obras e atender nossa comunidade”, finalizou.

Atualizado em 25 de setembro de 2010.