Entidades se unem em ações no Outubro Rosa

Coordenadoria da Mulher e Comdim se unem em ações no Outubro Rosa

O Conselho Municipal da Mulher, juntamente com a Prefeitura, através da Coordenadoria da Mulher, abraçou a causa do Outubro Rosa, planejando ações e movimentos que irão contribuir para a prevenção do câncer entre as mulheres, e também atingir diretamente aquelas que enfrentam a dificuldade da doença.

A ideia é participar da campanha nos diversos segmentos, divulgando formas de prevenção e de promoção da saúde da mulher e também, através de ações concretas, a empatia e suporte em um momento de fragilidade das mulheres que realizam tratamento a fim de combater a doença.

Uma das ações já aconteceu durante a reunião do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (Comdim), onde diversas entidades estão representadas. Na oportunidade foram discutidos casos específicos que atingem mulheres da nossa cidade e formas de participação das entidades governamentais e não governamentais, buscando prevenir e minimizar as angústias das que passam por essa dificuldade.

“Nosso olhar precisa ser mais amplo do que discussões e identificação dos problemas, precisa ter o envolvimento, e a concretização das ações, que vão atingir diretamente quem precisa, nos aliando ao que já acontece e contribuindo para que um maior número de mulheres seja beneficiado através do nosso trabalho e foco no auto cuidado e também no cuidado de mais pessoas”, salienta a secretária adjunta de Cidadania e Assistência Social e presidente do Comdim.

Dia 23 de outubro: Dia D Rosa

O Conselho Municipal dos Direitos da Mulher e a Coordenadoria da Mulher estão também propondo uma ação concentrada no Dia D Rosa, que será em 23 de outubro de 2019, quando estão estão sendo programadas duas atividades.

Uma delas é um convite para que em seus espaços de trabalho e convívio, possam vestir-se de rosa, decorar os locais, tirar foto e postar nas mídias sociais, incentivando a prevenção e o autocuidado, das mulheres. Outra atividade proposta, que envolve Condim, Coordenadoria da Mulher, entidades não governamentais e governamentais, é a doação de almofadas de pescoço e braço para pacientes em tratamento. O encontro dos que desejarem participar da doação, será as 14h na Secretaria de Cidadania e Assistência Social, para deslocamento até os locais de entrega.

(Fotos: Divulgação/PMPF)

Atualizado em 15 de outubro de 2019.