Conselhão aprova concessão de parque

Foi aprovada por unanimidade a proposta de concessão do Parque Wolmar Salton

Em reunião do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social de Passo Fundo (CDES-PF), na manhã deste sábado (28), foi aprovada por unanimidade dos conselheiros a proposta de oferecer o Parque Wolmar Salton como concessão de uso à iniciativa privada, nos moldes do ginásio do Teixeirinha e da antiga estação da Gare.

Com isso, um projeto de lei será encaminhado ainda em outubro à Câmara Municipal. Se a Casa Legislativa der parecer favorável, em seguida será publicado um edital de chamamento público. A ideia é que no início de 2020 o parque tenha uma nova administração.

Na reunião, o prefeito Luciano Azevedo reiterou a convicção de que o município não deve investir recursos públicos no parque. “Devemos concentrar os recursos nas áreas essenciais como saúde, educação e infraestrutura”, afirma.

A iniciativa vem de um longo estudo do espaço e seu uso, que iniciou ainda em 2013. A secretária de Planejamento, Ana Paula Wickert, e o secretário de Desenvolvimento Econômico, Carlos Eduardo Lopes da Silva, fizeram um explanação sobre a atual situação do parque aos conselheiros.

Com uma área total de 10 mil metros quadrados, no parque estão construídos pavilhões em alvenaria e estrutura metálica, além da edificação da administração em alvenaria. A parte ambiental será tratada com cuidado já que o espaço encontra-se na Macrozona de Proteção de Recursos Hídricos e junto à cabeceira do aeroporto. Em função disso, o Plano Diretor impõe uma série de restrições, buscando conservar o meio ambiente e a funcionalidade e segurança do aeroporto Lauro Kortz, que fica ao lado.

Atualizado em 30 de setembro de 2019.