Diretorias de grupos do DATI/COMAI tomam posse em atividade de celebração

Encontro foi marcado por confraternização e pelo resgate de entregas da Prefeitura para a Terceira Idade, como a nova sede da Coordenadoria do Idoso e o Centro de Referência do Idoso

Nesta quarta-feira (14), durante o último encontro do ano promovido pelo DATI/COMAI, foram empossadas as diretorias dos 51 grupos da cidade, responsáveis pela gestão nas comunidades pelos próximos dois anos. A cerimônia foi realizada na Associação de Sargentos e Subtenentes da Brigada Militar e contou com apresentações artísticas, confraternização e o resgate de entregas feitas pela Prefeitura e que contribuem com os serviços à terceira idade.

Os grupos do Departamento de Atenção à terceira idade (DATI) envolvem, nos bairros e no interior, aproximadamente 3,2 mil idosos. Com eles, são desenvolvidas inúmeras atividades que buscam, sobretudo, a convivência social e a qualidade de vida.

A coordenadora da Coordenadoria Municipal do Idoso, Tânia Carraro, enfatizou a importância das diretorias para a manutenção dos grupos em cada bairro. “Vocês são fundamentais porque fazem o elo entre a coordenadoria e as comunidades. Por isso, quero agradecer a todos que assumem hoje. Também agradeço à Administração Municipal pela atenção e pela grande conquista que tivemos neste ano, que é a nova sede da coordenadoria”, disse.

O prefeito, Pedro Almeida, destacou o compromisso do governo municipal com iniciativas que atendam e valorizem a população idosa. “Além do no espaço para a coordenadoria, que é fundamental para as atividades e oficinas realizadas com a terceira idade, nós entregamos o Centro de Referência do Idoso, um local voltado para a saúde. São duas conquistas efetivadas neste ano e que impactam diretamente nos serviços”, pontuou.

Também presente na cerimônia, o vice-prefeito, João Pedro Nunes, enfatizou que a Prefeitura está ao lado de cada grupo para fortalecer a atuação com a comunidade. “Tenho certeza que as novas diretorias vão levar adiante os grupos nos bairros e buscar o melhor para todos. Contem com a Prefeitura, porque queremos estar próximos e melhorar a qualidade de vida da população”, afirmou.

Sede da Coordenadoria do Idoso
A Prefeitura entregou, em maio deste ano, a nova sede da Coordenadoria do Idoso, garantindo uma estrutura adequada para as atividades. Situado no Centro, o espaço é amplo e acessível e passou a sediar as oficinas realizadas para a terceira idade.

A Coordenadoria do Idoso fornece mais de 20 oficinas, que recebem 700 pessoas. São aulas de artesanato, música, dança, alfabetização, cultura digital, entre outras, que criam experiências e saberes, além de fortalecerem a convivência social.

Centro de Referência do Idoso
O Centro de Referência do Idoso também representa uma marca de atenção e acolhimento direcionados à população idosa. A unidade foi inaugurada pela Prefeitura em outubro e atende as demandas em saúde dos idosos.

O novo espaço conta com uma equipe multidisciplinar para atendimentos nas áreas de clínica geral, geriatria, psicologia, odontologia, nutrição, enfermagem, ginecologia, cardiologia, urologia e fisioterapia. Além disso, faz o encaminhamento para exames de laboratório, ecocardiograma, ultrassonografia, entre outros.

Fotos: Michel Sanderi