Assembleia Municipal da Consulta Popular

A assembleia acontecerá nesta quarta-feira (01), às 19h30min, na Câmara de Vereadores

Cada um dos 21 municípios que integram o Conselho de Desenvolvimento da Região da Produção, o Corede Produção, por meio dos Conselhos Municipais de Desenvolvimento (Comudes), define suas prioridades na Consulta Popular 2016/2017. Em Passo Fundo, a Assembleia Municipal da Consulta Popular acontecerá nesta quarta-feira (01), às 19h30min, na Câmara de Vereadores.

Durante a assembleia, serão escolhidos até cinco programas ou ações das cinco secretarias definidas pelo Corede para a votação. Nas diretrizes, constam 19 programas das secretarias aprovadas: Secretaria da Agricultura, Pecuária e Irrigação (SEAPI), Secretaria do Desenvolvimento Rural (SDR), Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia (SDECT), Secretaria de Minas e Energia (SME) e Secretaria de Educação (SEDUC). Ainda, será eleita a coordenação municipal da Consulta Popular, composta por três pessoas do Estado, três representantes do Comude e três representantes da sociedade civil (não governamental).

Após encerrar as assembleias de cada município e suas respectivas escolhas, haverá uma assembleia geral ampliada da região, em que serão novamente escolhidos até 10 programas ou ações dentre todos os votados. Por fim, acontecerá a votação da Consulta Popular 2016/2017 nos dias 5, 6 e 7 de julho, que definirá até quatro programas ou ações para a região do Corede Produção – mesmo modelo que segue em outros Coredes do Estado.

Serão integradas ao orçamento estadual as prioridades apontadas pela comunidade. Segundo a presidente do Corede Produção, Munira Awad, as demandas foram construídas nas Assembleias Gerais dos Coredes, em Assembleias Municipais e em Fóruns Regionais. “Encerramos em Passo Fundo um processo democrático. Esperamos escolher e construir o que for melhor para a região”, destacou.

A Consulta Popular 2016/2017 tem um orçamento de R$ 50 milhões no Rio Grande do Sul, deste montante, aproximadamente R$ 1,5 milhão está destinado para a região do Corede Produção.

Atualizado em 31 de maio de 2016.