Palestra aborda o impacto de questões sociais e econômicas na Melhor Idade

O I Ciclo de Palestras do COMUI (Conselho Municipal dos Direitos dos Idosos), com o apoio da Prefeitura de Passo Fundo, tem o objetivo de proporcionar aos diversos grupos de terceira idade momentos de reflexão e sensibilização frente aos desafios sociais e econômicos. Na tarde desta terça-feira (18), o debate foi acerca do planejamento financeiro e seus benefícios.

O primeiro ciclo de debates tem como objetivo levar a reflexão de como viver bem dentro da realidade de cada participante. A presidente do COMUI, professora Dr. Denize Cornélio da Luz, trabalhou a temática com o grupo formado por mulheres e homens que vivem os desafios e conquistas da Melhor Idade.

O esclarecimento de dúvidas e o planejamento financeiro familiar também foram pontos abordados pela palestra Abuso Financeiro e Endividamento Financeiro, ministrada pelo Prof. Dr Ginez Leopoldo Rodrigues de Campos, na abordagem de temas com dos empréstimos consignados, o uso do cartão de crédito, entre outros. “É preciso encontrar um equilíbrio em um mundo de consumo e evitar o comprometimento da renda do aposentado com gastos supérfluos”, destacou o professor Ginez.

Os encontros acontecem até o dia 29 deste mês, no Auditório Biomédico da Universidade de Passo Fundo (UPF). Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (54) 3316-1000 e (54) 3316-8539.

Confira a programação:

25/11 (segunda-feira) às 14h: Envelhecimento e seus aspectos legais, Dr. Paulo da Silva Cirne.

27/11 (quarta-feira) às 14h: Aspectos comportamentais do envelhecimento humano: resgatando valores para uma vida saudável, Prof. Dra. Silvana Scortegagna, Muriane Zimmer, Viviane Gregoleti, Vanessa Algeri.

28/11 (quinta-feira) às 14h: Terceira Idade e Sexualidade, Prof. Dra. Marlene Doring, Vanessa Algeri, Fabiane Espírito Santo, Ciana Biulchi.

29/11 (sexta-feira) às 14h: O envelhecimento humano do ponto de vista clínico e suas formas de prevenção, Prof. Lia Wibelinger, Bruna Klein.

Atualizado em 19 de novembro de 2013.