Posse do Conselhão ocorre nesta quarta-feira

A solenidade de posse dos conselheiros governamentais e não governamentais que irão compor o Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social de Passo Fundo o Prefeito Municipal (CDES-PF), popularmente chamado de “Conselhão”, acontecerá nesta quarta-feira (dia 07 de agosto), às 19 horas, no Auditório da Biblioteca Central da Universidade de Passo Fundo (UPF) no Campus I - Bairro São José.

O CDES-PF será um órgão superior de gestão e de assessoramento direto e imediato do Prefeito Municipal, composto por gestores do governo (secretários municipais e assessores técnicos) e também por empresários, intelectuais, sindicalistas, profissionais liberais, personalidades e representantes das organizações da sociedade civil, todos convidados pelo prefeito Luciano Azevedo, com o objetivo de propor ideias e projetos que irão subsidiar a formulação das políticas públicas estratégicas para o desenvolvimento econômico, social e ambiental de Passo Fundo.

Quanto a sua estrutura de funcionamento, o CDES-PF será composto pelo Plenário, pela Presidência e Vice-Presidência, pela Secretaria Executiva, pelo Comitê Gestor e pelas Câmaras Temáticas. A coordenação técnica e operacional ficará a cargo do Secretário Executivo do CDES-PF que poderá substituir o Presidente e o Vice-Presidente nas suas ausências e impedimentos. O Comitê Gestor será composto pelo Secretário Executivo do CDES-PF e por representantes da sociedade civil designados pelo Plenário. Já as Câmaras Temáticas serão definidas pelo Plenário, pelo Presidente e Vice-Presidente, pelo Secretário Executivo do Conselho sendo compostas por conselheiros e representantes da administração pública municipal.

A partir da posse dos conselheiros no Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social de Passo Fundo (CDES-PF), o executivo municipal estará encaminhando imediatamente a Presidência da República a Carta de Adesão à Rede Brasileira de Conselhos de Desenvolvimento Econômicos e Sociais e à Rede de Conselhos Econômicos e Sociais da América Latina e Caribe (CESALC). Esta Rede de Conselhos tem por objetivo se consolidar “como um ambiente de diálogo e de troca de saberes, possibilitando o conhecimento das experiências existentes e estabelecendo uma agenda comum de debates”. Esta será, portanto, uma das principais estratégias políticas do governo municipal para aperfeiçoar o diálogo e a parceria com o governo federal e estadual, e também com organismos similares internacionais.

Atualizado em 5 de agosto de 2013.