Eleita nova diretoria do Conselho Municipal de Defesa do Consumidor

Eleita nova diretoria do Conselho Municipal de Defesa do Consumidor que volta a funcionar depois de dois anos desativado

Durante reunião com representantes das 13 entidades que fazem parte do Conselho Municipal de Defesa do Consumidor- Condec, foi eleita a nova mesa diretora. Saul Spinelli é o presidente eleito, Liton Lanes Pilau Sobrinho, vice-presidente e Vânia Maria Vanz, secretária. O Condec estava desativado há dois anos e o mandato desta diretoria tem validade até 2015.

“Iremos trabalhar em consonância com todas as entidades que compõem o conselho e, principalmente, no fortalecimento do PROCON como agente defensor dos direitos do consumidor. Numa ação planejada pela equipe, pretendemos dotar o fundo municipal do consumidor de recursos afim de que os mesmos retornem em serviços para a comunidade”, ressaltou Saul.

Os conselhos municipais são constituídos por representantes do governo municipal, instituições de ensino superior, entidades, sindicatos e sociedade civil. O Coordenador dos Conselhos Municipais, Ginez Leopoldo de Campos, destaca que a Prefeitura de Passo Fundo está desenvolvendo um trabalho de fortalecimento e valorização dos conselhos, já que muitos, dos 28 existentes, precisam ser reativados.

Conforme o coordenador do Procon e do Balcão do Consumidor, Rogério Silva, o conselho será mais um aliado destas duas entidades que trabalham na defesa do consumidor. A partir de agora, os encontros do conselho serão itinerantes. “Um espaço para que a sociedade civil, empresários e trabalhadores possam retomar as discussões que estavam desativadas”, observou.

As próximas reuniões estão marcadas para 08 de agosto, na Defensoria Pública, no dia 14 de setembro no Balcão do Consumidor e no dia 14 de outubro no Sincomércio. Durante a reunião também ficou definida a realização da I Conferência Municipal do Consumidor, simultânea ao Seminário Internacional do Consumidor, que acontece em setembro na UPF.

As entidades que constituem o Conselho Municipal de Defesa do Consumidor são: Procon, Secretaria de Saúde, Secretaria de Educação, Procuradoria Geral do Municipal, UPF, Defensoria Pública, Sincomércio, CDL, Balcão do Consumidor, Sindsaúde, UAMPAF, OAB, Sindicato dos Trabalhadores em Hotéis, Bares, Restaurantes e Similares de Passo Fundo.

Atualizado em 15 de julho de 2013.