Conselho Municipal das Pessoas com Deficiência promove Capacitação

O Conselho Municipal das Pessoas com Deficiência – COMPEDE realizou nesta quarta-feira (22) uma capacitação para qualificação dos conselheiros municipais acerca de suas atribuições. O evento aconteceu no auditório da Leão XIII, tendo como palestrante o presidente do Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência – COEPEDE, Moisés Bauer.

“O Conselho se reúne periodicamente para solucionar os problemas dos portadores de deficiência, no que for cabível, fazendo valer os direitos do cidadão”, explica a presidente do COMPEDE, Rosangela Cruz. Segundo ela, o objetivo da capacitação é instruir os Conselheiros sobre como agir em relação às políticas públicas.

O professor Ginez de Campos participou do evento representando a Secretaria de Cidadania e Assistência Social e a Coordenadoria dos Conselhos. “Os Conselheiros precisam dessa capacitação contínua para instruir quem os procura e agir de forma correta nas políticas públicas”, observou Ginez.

Moisés Bauer é deficiente visual e foi convidado para palestrar pela Associação Passo-fundense de Cegos – APACE. Ele já foi vice-presidente do Conselho Nacional dos Direitos das Pessoas com Deficiência e é assessor jurídico do Ministério Público do Centro de Apoio dos Direitos Humanos, mostrando que limitações podem ser vencidas.

Atualizado em 22 de maio de 2013.