Coordenadoria do Idoso dá início às atividades de 2026

Período de inscrições para cursos e oficinas começou nesta segunda-feira

A Prefeitura de Passo Fundo, por meio da Coordenadoria de Atenção ao Idoso, iniciou nesta segunda-feira (9) as atividades de 2026. A abertura do ano reuniu integrantes dos grupos de convivência e professores do DATI/COMAI, em um encontro realizado na sede da Coordenadoria. Atualmente, a Coordenadoria de Atenção ao Idoso acompanha 51 grupos de convivência, distribuídos em bairros da cidade e também na área rural, e mais 27 oficinas ofertadas na coordenadoria.

Conforme a coordenadora, Tânia Mara Carraro, a retomada das ações marcou um momento importante de reencontro e fortalecimento dos vínculos sociais entre as pessoas idosas. “As atividades desenvolvidas contribuem para hábitos mais saudáveis e estimulam a participação ativa dos idosos na comunidade, refletindo diretamente na qualidade de vida e no bem-estar”, ressaltou.

Para o ano de 2026, a expectativa da DATI/COMAI é de fortalecer a participação dos idosos por meio das rematrículas e de novas adesões aos grupos e atividades ofertadas. Segundo a coordenadora, a volta às aulas marca um período importante de integração e socialização, além de ampliar o acesso às atividades educativas, culturais, recreativas e de promoção da saúde. “O objetivo é ampliar o número de inscritos, garantindo oportunidades de aprendizado, convivência e fortalecimento dos vínculos sociais e comunitários”, ressaltou Tânia.

Entre as iniciativas oferecidas está o programa Terceira Idade Digital, que promove aulas de informática e orientações para o uso de notebooks e celulares. Além disso, a Coordenadoria disponibilizou uma ampla programação de oficinas, envolvendo áreas como artesanato e pintura, alongamento, pilates e yoga, memória ativa e literatura, idiomas (inglês, italiano, francês e espanhol), alfabetização, danças gaúcha e feminina, coral, canto, violão, teclado, gaita e flauta, jogos de mesa, funcional e zumba.

O ano de 2026 também será marcado pela celebração dos 30 anos de atuação da Coordenadoria DATI/COMAI, reafirmando o compromisso com a valorização da pessoa idosa e a promoção do envelhecimento ativo e saudável. Ao longo de sua trajetória, o serviço manteve o papel fundamental de oferecer atividades, oportunidades e espaços de convivência, contribuindo para a qualidade de vida, inclusão social e bem-estar dos participantes.

As inscrições e rematrículas para os cursos e oficinas ocorrem entre os dias 10 e 13 de fevereiro, nos turnos da manhã e da tarde, diretamente na sede da Coordenadoria. Mais informações puderam ser obtidas pelo telefone (54) 99917-0714.