Prefeitura realiza investimento no Parque da Roselândia

Prefeitura Municipal de Passo Fundo, através da Funzoctur (Fundação Zoobotânica, Cultural e de Turismo da Roselândia), realizou nessa segunda-feira, a apresentação do projeto de revitalização do Parque da Roselândia.

A Prefeitura Municipal de Passo Fundo, através da Funzoctur (Fundação Zoobotânica, Cultural e de Turismo da Roselândia), realizou nessa segunda-feira,  a apresentação do projeto de revitalização do Parque da Roselândia. Entre as melhorias que serão realizadas estão a construção de arquibancadas cobertas, obras na churrascaria e no pórtico do parque. A explanação aconteceu no escritório da Fundação localizado no Parque.

O diretor-presidente da Funzoctur, Antônio Augusto Reveillau, explicou que as obras serão viabilizadas por uma verba de R$ 146 mil do Ministério do Turismo, conquistada por intermédio de emenda parlamentar do deputado federal Beto Albuquerque. A Prefeitura participa com uma contrapartida de R$ 30 mil. O projeto já foi apresentado a Caixa Econômica Federal durante o mês de maio, e aguarda a liberação dos recursos ainda no mês de junho. Em seguida será aberto o processo de licitação para a obra. Segundo Reveillau, a previsão de entrega das melhorias à comunidade é para o final deste ano.

Entre as futuras obras, constam a construção de mais dois módulos de arquibancada de concreto na pista de tiro de laço, que inclusive serão cobertas com uma estrutura metálica, onde já existe um módulo, que também será coberto. “Uma reivindicação dos campeiros em função do sol. Segundo eles muitas pessoas não assistiam as provas por causa do calor. Este problema vai acabar, o público vai ter conforto”, disse o diretor da fundação. Cerca de 2 mil pessoas serão acomodadas nesse local.

Também será realizada uma ampla reforma na churrascaria do Parque da Roselândia, localizada à esquerda do pórtico de entrada. Existem problemas nesse local, que foi construído ha cerca de 20 anos e nunca recebeu reparos, principalmente no telhado, além de questões internas, em que serão retirados pilares para deixar o espaço amplo. O pórtico de entrada terá intervenções para solucionar problemas estruturais.

“Estamos atendendo uma antiga reivindicação da comunidade para que sejam feitas melhorias no parque. Uma determinação do Governo Dipp, que valoriza o tradicionalismo”, disse Reveillau. O Parque da Roselândia recebe em média todos os finais de semana de 1800 a 2000 mil pessoas de Passo Fundo e região, para realização de atividades campeiras da 7ª Região Tradicionalista.

Após a apresentação do projeto, se iniciou o trabalho de arborização do parque em parceria com a Smam (Secretaria de Meio Ambiente). Foram plantadas 120 mudas de árvores nativas ao redor da pista de tiro de laço, e no espaço existente entre ela e o local onde fica a praça de alimentação em época de rodeio. No projeto de revitalização, também em parceria da Smam, está o ajardinamento do pórtico de entrada e da praça localizada na entrada do Parque.

Publicado em: Sem categoria

Atualizado em 15 de junho de 2009.