No último final de semana, o vice-prefeito e secretário de Planejamento René Cecconello, juntamente com o diretor da Fundação Zoobotânica, Cultural e de Turismo da Roselândia – Funzoctur, Antônio Augusto Reveilleau, estiveram representando a prefeitura municipal de Passo Fundo no município de São Lourenço do Sul para a solenidade de entrega da chama crioula aos tradicionalistas, para que a conduzam às suas regiões.

Rene Cecconello, destacou que estar lá em São Lourenço foi um momento indescritível do ponto de vista emocional e do orgulho de ser gaúcho, além do seu significado histórico. A cada ano, o Movimento Tradicionalista Gaúcho – MTG, define um município de onde deve partir a chama crioula, para que então seja transportada para cada uma das 30 regiões do MTG espalhadas por todo o Rio Grande do Sul, a fim de que esteja presente nas comemorações da Semana Farroupilha. Em 2009 o município escolhido foi São Lourenço do Sul, região sul do Estado.
O Coordenador da 7ª Região, Sebastião Cavalheiro, recebeu a chama crioula do patrono da semana farroupilha 2009, Telmo de Lima Freitas e a repassou para os Cavaleiros do Planalto Médio, para que a transportem, à cavalo, até Passo Fundo. Junto com Cavalheiro, estavam todos os integrantes da 7ª Coordenadoria.
Quem assumiu a responsabilidade para transportar a chama crioula a cavalo – de São Lourenço até Passo Fundo, é o Grupo Cultural e Tradicionalista Cavaleiros do Planalto Médio, que pelo quinto ano consecutivo transportam a chama crioula do município escolhido pelo MTG até Passo Fundo.
A cavalgada vai percorrer mais de 500 km até chegar a Passo Fundo no dia 06 de setembro no Parque Turístico da Roselândia.