Vice-prefeito reivindica agilidade do FNDE na análise de viabilidade da EMEI Parque do Sol

Cumprindo agenda em Brasília, João Pedro Nunes discutiu a nova metodologia de construção da obra, interrompida em 2016. Projeto apresentando a proposta havia sido entregue pelo prefeito, Pedro Almeida, recentemente ao Governo Federal

Os esforços da Prefeitura de Passo Fundo para obter autorização do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) na alteração da metodologia de construção da Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI) no bairro Parque do Sol, tiveram sequência nesta terça-feira (15), após o vice-prefeito, João Pedro Nunes, discutir com a direção do Fundo a proposta de adequação apresentada recentemente pelo prefeito, Pedro Almeida, ao Governo Federal.

Cumprindo agendas em Brasília nesta semana, João Pedro reuniu-se com o presidente do FNDE, Marcelo Lopes da Ponte, para reiterar a importância e a urgência da obra da EMEI ser retomada. “Esta é uma obra muito aguardada pela comunidade, que espera com ansiedade a entrega do espaço.  Estamos apresentando alternativas ao FNDE e ao Governo Federal desde 2016 e agora, com este novo projeto apresentado pela nossa gestão, esperamos obter uma resposta positiva da União”, comentou o vice-prefeito, observando que com a nova EMEI cerca de 200 vagas de educação infantil poderão ser abertas para atender aquela região da cidade.

Segundo João Pedro, o presidente do FNDE afirmou que o corpo técnico do órgão já está trabalhando na análise de viabilidade do novo projeto cadastrado pelo Município, uma vez que a intenção é aproveitar parte da estrutura já instalada no local em que a EMEI será efetivada. “A obra da EMEI Parque do Sol iniciou em 2014, através de um projeto desenvolvido em todo o país por uma empresa contratada pelo Ministério da Educação. Em 2016, o contrato foi rescindido porque a empresa não conseguiu entregar a metodologia validada pela União. Em 2019, uma outra empresa chegou a retomar a construção, mas ela foi suspensa por falta de adequação da construtora ao projeto determinado pelo governo. Por isso, estamos propondo uma alteração na metodologia que viabilize a retomada dos trabalhos no local”, explicou o vice-prefeito.

Além do vice-prefeito, participaram da reunião o deputado federal, Osmar Terra; o vereador Luiz Valendorf; e o secretário de Inovação Captação de Recursos, Henrique Fonseca.