Defesa civil municipal e equipes da Prefeitura atendem ocorrências em função das chuvas no feriado do Dia do Trabalhador

Foram registradas 16 ocorrências até as 16h30min, com a maioria delas já atendidas e outras em processo de atendimento

Durante o feriado do Dia do Trabalhador, Passo Fundo registrou um intenso volume de chuvas, resultando em ocorrências para a Defesa Civil do Município e equipes da Prefeitura. De acordo com informações da Defesa Civil, foram registradas 16 ocorrências até as 16h30min, com a maioria delas já atendidas e outras em processo de atendimento na tarde desta quarta-feira.

Entre as ocorrências, destacam-se nove alagamentos parciais de residências, sendo que para atender às necessidades emergenciais foram realizadas três entregas de lonas e duas vistorias em locais afetados. A Secretaria de Obras precisou agir com uma retroescavadeira no bairro Integração para abrir uma valeta e evitar que a água atingisse as casas. No Bairro São Cristóvão, a equipe da Secretaria de Obras atendeu ocorrência de queda de uma árvore em residência.

O volume de chuva registrado foi significativo, ultrapassando os 68 mm³ em um intervalo de apenas 2 horas e meia, o que contribuiu para a intensificação dos problemas.
Diante da situação, a Secretaria Municipal de Educação tomou medidas preventivas, deixando alguns ginásios à disposição como possíveis abrigos para desabrigados, caso necessário.

O coordenador Municipal de Proteção e Defesa Civil, Cel Fernando Carlos Bicca, enfatizou a importância da população permanecer atenta e adotar precauções adicionais, especialmente em áreas propensas a inundações e danos estruturais. “Passo Fundo segue em alerta diante dos possíveis desdobramentos causados pela intensa chuva, reforçando a importância da cooperação e prevenção por parte de todos os cidadãos”, aponta o coordenador.

Para mais informações e atualizações sobre a situação, os moradores podem acompanhar os canais oficiais da Prefeitura. Em caso de emergência, a Defesa Civil pode ser acionada pelos números 3311-1195 ou 193 para os Bombeiros.