Defesa Civil e secretarias da Prefeitura seguem atendendo ocorrências em função das chuvas

As ações e atendimentos das equipes da Prefeitura e da Defesa Civil do Município prosseguem nesta quinta-feira (02), em decorrência das chuvas que atingem Passo Fundo e que foram acentuadas durante a […]

As ações e atendimentos das equipes da Prefeitura e da Defesa Civil do Município prosseguem nesta quinta-feira (02), em decorrência das chuvas que atingem Passo Fundo e que foram acentuadas durante a madrugada.

“Até o final da manhã foram registradas no comando da Defesa Civil 27 ocorrências de quarta-feira que foram solucionadas e mais 13 registradas nesta quinta-feira, que já tiveram ações de auxílio à comunidade”, informou o coordenador Municipal de Proteção e Defesa Civil, Fernando Carlos Bicca.

O coordenador também destacou o salvamento de oito pessoas de uma família no interior do município, na localidade do Passo do Chinelo. “Realizamos esse resgate na noite de ontem, próximo da meia-noite, e contamos com o apoio da Brigada Militar e Corpo de Bombeiros”, relatou.

Conforme Bicca, as ocorrências envolvem alagamentos parciais em residências, sem a necessidade de remoção de famílias, um poste de energia elétrica caído e uma árvore que caiu e foi retirada pela equipe da Secretaria de Transportes e Serviços Gerais (STSG), na rua Uruguai, no Boqueirão.

A coordenação da Defesa Civil segue monitorando locais e situações registradas por meio da população e destaca a importância de se manter as precauções sugeridas pelo órgão em áreas onde possam ocorrer inundações.

As equipes da Secretaria de Assistência Social e Cidadania (SEMCAS) estão realizando, por meio dos Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), visitas a famílias que residem próximas a pontos de alagamento e leitos de rio, para verificar a situação e auxiliar, caso necessário. A SEMCAS prestou cerca de 18 atendimentos para famílias por meio dos quatro CRAS instalados nos bairros. Foram entregues colchões, cobertores, roupas, toalhas, material de higiene e limpeza, além de lonas para cobrir as casas destelhadas.

No interior do município, a Secretaria de Agricultura e Desenvolvimento Rural está realizando atendimento em diversos distritos onde foram registrados alagamentos. “Não temos novos registros de famílias em situação de risco ou necessidade de se retirar do local, somente estrutural com alagamentos de estradas. A situação mais complicada é em São Valentim, onde tem bastante água acumulada e Sede Independência com alagamentos. Estamos com todas equipes no interior. Onde a água vai baixando já estamos fazendo a limpeza e serviços possíveis”, destacou o secretário da pasta, Cristiam Thans.

Para mais informações e atualizações sobre a situação, os moradores podem acompanhar os canais oficiais da Prefeitura. Em caso de emergência, a Defesa Civil Municipal pode ser acionada pelo celular (54) 99194-0449 e também pelo número 3311-1195, da Secretaria de Segurança Pública, ou 193 para o Corpo de Bombeiros.