Passo Fundo classifica projeto na Consulta Popular

A eleição das prioridades aconteceu entre os dias 4 e 6 de setembro

Este ano novamente a população de Passo Fundo se mobilizou e a cidade conseguiu se classificar para receber os recursos para Consulta Popular. A prioridade que recebeu o maior número de votos foi de aquisição de insumos agrícolas para recuperar fertilidade do solo.

Para o coordenador dos conselhos municipais, Roberto Ariotti, a participação da população foi fundamental: “a participação da comunidade na Consulta Popular é muito importante, pois ela é uma ferramenta que possibilita ao cidadão escolher de forma direta aonde quer que sejam aplicados aqueles recursos oriundos dos impostos. E este ano conseguimos classificar um projeto essencial para a agricultura familiar”, salienta.

A eleição das prioridades aconteceu entre os dias 4 e 6 de setembro e os resultados foram divulgados nesta sexta-feira (13). Em todo o estado do Rio Grande do Sul foram escolhidos mais de 40 projetos com foco no desenvolvimento regional.

A Consulta Popular

Instituída em 1998, a Consulta Popular é um instrumento de participação da comunidade, que define parte dos investimentos que constarão no Orçamento do Estado. Anualmente, o governo fixa o valor que será submetido à deliberação da população. A quantia é distribuída entre as regiões de acordo com critérios como quantidade de habitantes e Índice de Desenvolvimento Socioeconômico Idese).

Atualizado em 13 de setembro de 2019.