Gabinete de Gestão Integrada Municipal

Gabinete de Gestão Integrada Municipal – GGI-M

GGI-M é um canal de conexão de todos os órgãos de segurança pública das três esferas de governo (municipal, estadual e federal) que atuam nas ações de segurança em Passo Fundo.

O trabalho é regido em torno do tema Segurança Pública, articulando ações de prevenção da criminalidade, atuando nas razões sócioeducativas, otimizando ações de Segurança Pública e políticas sociais.

Promove a articulação conjunta das diversas estratégias de prevenção à violência, reforçando as potencialidades na obtenção dos melhores resultados na redução da criminalidade.

Com o trabalho do GGI-M é possível identificar as principais causas que influenciam na criminalidade e violência, a fim de propor conjuntamente soluções, objetivando a implementação de ações preventivas, bem como a modernização e qualificação do serviço prestado à comunidade.

A interlocução entre as instituições pode acontecer de diversas maneiras, desde a realização constante de reuniões para que cada organização conheça o representante da outra, até o desenvolvimento de planos, programas e ações conjuntas voltadas para a prevenção dos delitos e para a repressão da criminalidade em determinadas áreas ou aspectos.

Com o planejamento, o GGI-M tem como prioridade o planejamento e a execução de ações integradas de prevenção e enfrentamento da violência e criminalidade, aumentando a percepção de segurança por parte da população e a valorização dos servidores públicos que atuam na área de segurança em todas as esferas.

Atribuições do GGI-M:

– Desenvolver e estimular a atuação conjunta dos órgãos que o compõem;
– Estimular estudos estatísticos e elaboração de relatórios específicos aos temas tratados;
– Identificar as áreas com maior taxa de criminalidade, bem como quais os tipos de crimes mais praticados e estabelecer prioridades com base em análises estatísticas;
-Articular de forma que torne mais ágil, eficaz e eficiente a comunicação entre os órgãos de segurança pública atuantes no município;
-Incentivar programas de prevenção e repressão qualificada da criminalidade, estimulando as políticas públicas do município;
– Promover a interlocução dos órgãos de segurança pública para o planejamento e execução de ações integradas;
-Identificar demandas e eleger prioridades, com base em diagnósticos;
– Sugerir a adoção de políticas públicas, que possam refletir de forma positiva na prevenção da violência, envolvendo ações de órgãos públicos, particulares e/ou não-governamentais;
– Analisar informações oriundas dos diversos órgãos integrantes do sistema de Segurança Pública;
– Criar indicadores que possam medir a eficiência da execução das ações planejadas;
– Acompanhar e monitorar os Projetos desenvolvidos pelo PRONASCI.

Compõem o colegiado do pleno GGI-M:
 Executivo Municipal
 Secretaria do Gabinete
 Secretaria de Segurança Pública
 Secretaria de Cidadania e Assistência Social
 Ordem dos Advogados do Brasil (AOB)
 Brigada Militar
 Polícia Civil
 Polícia Federal
 Polícia Rodoviária Estadual
 Polícia Rodoviária Federal
 Instituto Geral de Perícias
 SUSEPE