Novo núcleo habitacional não depende só da Prefeitura

Novo núcleo habitacional não depende só da Prefeitura

O secretário municipal da Habitação, Tadeu Karczeski, afirmou hoje ( 14/12) que a construção de um núcleo habitacional para as famílias que invadiram uma área da Corsan no bairro Záchia, não depende apenas do município. Um cadastro sócio-econômico dos invasores já foi feito, mas a área ainda precisa ser repassada à Prefeitura. Hoje à tarde ainda ocorre uma reunião sobre o assunto no Fórum, para avaliar a situação.

A secretaria de Habitação já realizou um levantamento sobre a situação dos invasores, apurando que no local estão 260 famílias. “Isso foi feito para agilizar o processo”, destacou Karczeski. Dessas, algumas já possuem casas no próprio bairro, segundo foi apurado, esclarece o secretário. Além disso, vários passos devem ser seguidos até que a área seja repassada ao município para a formação do novo núcleo habitacional.

Inicialmente o local era perímetro rural, mas por iniciativa da Prefeitura e com a aprovação da Câmara de Vereadores foi transformado em área urbana, explicou o secretário. Agora, a Corsan, proprietária do local, deve repassá-lo à prefeitura. Em seguida, completou, a Câmara deve autorizar esse negócio. A partir disso - que ainda não tem prazo definido - a Prefeitura deverá regularizar a área no Cartório de Registro de Imóveis, para posteriormente conseguir recursos para a criação do núcleo habitacional no local. “Tudo isso leva tempo, a burocracia é grande, e não depende apenas de nós como afirmam algumas pessoas”, assinalou o secretário de Habitação. A área já foi liberada pelo meio-ambiente e vão ser definidos 190 lotes no novo núcleo, finalizou Tadeu Karczeski.

Publicado em: Sem categoria

Atualizado em 14 de dezembro de 2005.