A Prefeitura Municipal entregou nesta sexta-feira mais 30 casas populares do Loteamento Parque do Sol. Com toda a infra-estrutura finalizada pelas secretarias de Obras e Transporte e Mobilidade Urbana, as últimas 30 famílias contempladas puderam tomar posse dos imóveis. Agora, cem famílias já estão de casa nova.

A Prefeitura Municipal entregou nesta sexta-feira mais 30 casas populares do Loteamento Parque do Sol. Com toda a infra-estrutura finalizada pelas secretarias de Obras e Transporte e Mobilidade Urbana, as últimas 30 famílias contempladas puderam tomar posse dos imóveis. Agora, cem famílias já estão de casa nova. O prefeito Airton Dipp e os secretários de Habitação Clademir Daron, de Obras, Gilberto Simor e de Mobilidade Urbana, Adelar Aguiar fizeram uma vistoria no local na tarde desta sexta-feira.
Para Dipp, esta é mais uma conquista do governo municipal que, em parceria com o governo Federal, pode proporcionar moradias com toda a técnica das melhores casas populares construídas no pais. “Com a casa própria será possível ter tranquilidade para estruturar suas famílias e educar com dignidade seus filhos”, completou o prefeito.
Um exemplo de luta pela casa própria, a dona de casa Eva de Jesus dos Santos, que com seis netos e um filho, morava em uma ocupação no bairro Bom Jesus, recebeu hoje a nova casa. “Eu estou realizada, esse era meu sonho, meus netos tem um lugar confortável pra morar, eu não preciso mais me preocupar com a segurança deles a partir de agora”, contou emocionada. Márcia Moraes de Andrade, dona de casa que estava inscrita no programa da Secretaria de Habitação há 5 anos, disse que ainda não acredita que é dona de uma casa e que finalmente se livrou de aluguel, que consumia grande parte das finanças da família. “Na semana que vem me mudo pra casa nova”, comemorou.
A Secretaria de Habitação conta hoje com sete mil inscritos, a espera de uma oportunidade de ter um novo lar. Conforme o secretario de Habitação, Clademir Daron, a prefeitura pretende construir em torno de 2 mil casas nos próximos anos dentro dos programas que o Governo Federal disponibiliza, através da Caixa Federal.
Loteamento Parque do Sol com tecnologia especial de construção
Cada uma das 100 casas mede 40 m2 , possuindo 2 quartos, sala-cozinha e banheiro. As casas foram construídas com uma nova tecnologia, que até agora era usada somente em São Paulo. O sistema usa concreto como matéria-prima principal e utiliza também uma estrutura metálica. Assim, a nova tecnologia permitiu a conclusão de uma residência por dia. Alem disso, as moradias possuem isolamento térmico, que é diferencial das outras obras.
Os moradores também irão contribuir para o pagamento. Os valores serão calculados de acordo com a renda de cada um, explicou Daron, acrescentando que esse dinheiro irá para o fundo municipal da habitação a fim de auxiliar na construção de outras habitações populares.