Nova tecnologia em casas populares do município

Nova tecnologia em casas populares do município

Uma nova tecnologia, que atualmente é apenas utilizada em São Paulo, está sendo aplicada na construção de 100 casas populares no Parque Morada do Sol, em Passo Fundo. O sistema que usa o concreto como matéria-prima principal, foi conhecido nesta segunda-feira pelo prefeito Airton Dipp.

A tecnologia, que pela primeira vez, é utilizada em Passo Fundo, está sendo usada pela Giacomini Engenharia, empresa vencedora da licitação para a realização dessa obra. Segundo foi explicado ao prefeito Airton Dipp, o sistema monta casas em concreto, utilizando inicialmente estrutura metálica para a montagem. Tudo isso, explicou o engenheiro Ulisses Galileu Giacomini ao prefeito e ao secretário de Habitação, Clademir Daron, barateia o custo final da obra, mantendo a qualidade do empreendimento que terá duração para muitos e muitos anos. Elas possuem inclusive isolamento térmico, completou.

O prefeito Dipp acompanhou a montagem de uma casa e ficou satisfeito com o método, dizendo que “em termos de qualidade o futuro morador terá uma grande tranqüilidade”. Como os trabalhadores ainda estão se adaptando à nova  tecnologia,  o ritmo de construção deve aumentar à medida em que eles tiverem conhecimento pleno do sistema. Segundo o secretário Daron, a previsão é que a empresa consiga, até, construir uma casa por dia.


CASAS

Cada uma das 100 casas  mede 40 m2 , possuindo 2 quartos, sala-cozinha e banheiro. A estimativa é que até maio estejam todas concluídas. Irão morar nas casas populares, 30 famílias que atualmente residem em área de risco no bairro São Bento, às margens de um riacho. Eles irão para lá atendendo um acordo feito pelo município com a justiça. Os demais, são pessoas que estavam inscritas nos programas habitacionais da prefeitura municipal.

A construção das casas está sendo feita em parceira pela administração municipal com o governo federal, sendo que os moradores também irão contribuir para o pagamento. Os valores serão calculados de acordo com a renda de cada um, explicou Daron, acrescentando que esse dinheiro irá para o fundo municipal da habitação a fim de auxiliar na construção de outras habitações populares.  
[caption id="attachment_1795" align="alignleft" width="360"]Casas como essa serão entregues até maioFoto: CARLOS FONSECA[/caption]

Publicado em: Sem categoria

Atualizado em 9 de fevereiro de 2009.