Prefeitura: mais moradias serão construídas

Prefeitura: mais moradias serão construídas

Nesta quinta-feira, (03/04), o prefeito municipal, Airton Lângaro Dipp, anunciou em seu gabinete uma parceria que viabilizará a construção de mais 90 unidades de habitação popular. Na presença do secretário de Habitação, Rene Cecconello, da presidente do Instituto Cultural e Educacional Paulo Freire (ICEPAF), Vanderleia Daron e do coordenador estadual do Movimento Nacional da luta pela Moradia (MNLM) Júlio Gonçalves, foi firmado a parceria da prefeitura com o MNLM.

Segundo o secretário Cecconello, o MNLM conseguiu a aprovação em nível federal, de uma parcela de recursos oriundos do Fundo de Nacional de Habitação de Interesse Social (FNHIS), que é repassada direto à organizações que lutam por moradias populares. Em função disso, foi estabelecido que o Estado do Rio Grande do Sul receberá cinco milhões de reais para quatro projetos de construção de casas populares. Passo Fundo está entre os municípios contemplados.

O prefeito Dipp destacou que as 90 unidades serão construídas no Parque Bela Vista, e que a prefeitura já regularizou a área. O Governo Municipal também  irá garantir a infraestrutura necessária: luz, água, pavimentação e saneamento. Segundo o chefe do Executivo, já havia o compromisso da administração em viabilizar 30 moradias nesse loteamento, mas que em função desse novo projeto, essas 30 unidades habitacionais serão construídas na Vila Bom Jesus, após aquisição e regularização de 100 lotes que serão conseguidos em parceria com o Governo Federal e ficarão à disposição para novos empreendimentos.

Cursos de Qualificação
Na oportunidade, Cecconello informou que as moradias do Parque Bela Vista serão construídas no sistema de auto-construção por frentes de trabalho – os moradores participam do processo -  e que para isso, a administração viabilizará cursos na área da construção civil em parceria do ICEPAF e do MNLM.

Publicado em: Sem categoria

Atualizado em 3 de abril de 2008.