Prefeito oferece plano de habitações a famílias do Valinho
O prefeito Airton Dipp vistiou, na manhã desta terça-feira (24/04), o acampamento ocupado por invasores que reivindicam habitação. São 54 famílias que devem sair por ordem judicial, após ocuparem por 40 dias uma área particular urbana no Valinho, próximo ao distrito industrial.
O prefeito Dipp deslocou-se até o acampamento assessorado pelo secretário de Habitação René Cecconello, que tem acompanhado todos os passos dos movimentos por habitação na cidade. Cecconello falou às famílias acampadas sobre a necessidade de ações conjuntas entre poderes públicos, com o envolvimento e contribuição também dos que vivem a situação habitacional.
O prefeito Dipp apresentou proposta para equacionar a questão mais urgente e encaminhar a solução habitacional para as famílias, na Vila Donária, onde a prefeitura possui projeto que envolve 90 lotes que podem ser colocados em disponibilidade. No momento, segundo o prefeito Airton Dipp, os acampados poderão deslocar-se para uma área junto ao projeto habitacional da prefeitura, provisoriamente, até que se construam as casas. O projeto prevê habitações e infra-estrutura, já projetada com recursos e a contrapartida do município, afirmou Dipp.
Os invasores devem desocupar a área particular antes do final de semana. Por isso, deverão discutir e decidir com agilidade, dizendo se aceitam a proposta do prefeito. No mesmo sentido, na próxima sexta-feira haverá encontro no Gabinete do Prefeito, onde estarão presentes os líderes de vários movimentos por habitação que surgiram na cidade, a fim de discutir e planejar políticas habitacionais.
O grupo que reivindica habitação deverá manifestar-se em relação à proposta do prefeito, que é uma saída urgente, diante do curto prazo para a desocupação da área, até quinta-feira.
Prefeito leva proposta às famílias acampadas
Foto: Celestino Meneghini