Projeto busca criar um fundo de bem-estar animal

O objetivo é ter uma conta específica para a destinação de recursos à causa

Mais uma ação em busca do cuidado com os animais está sendo concretizada no município. Nessa sexta-feira (3), no Parque Ambiental Banhado da Vergueiro, foi apresentado o projeto de lei do Fundo Municipal de Proteção e Bem-Estar Animal. Atendendo uma indicação da Câmara Municipal, por meio do vereador Rafael Colussi, o projeto de lei foi encaminhado pelo Executivo e assinado pelo prefeito de Passo Fundo, Luciano Azevedo.

Para Luciano, o comprometimento com os animais vem desde a primeira gestão, com políticas públicas como o Programa É o Bicho, que busca reduzir a procriação descontrolada e o abandono de animais por meio da castração cirúrgica de caninos e felinos, e a criação da Coordenadoria de Bem-Estar Animal da Secretaria de Meio Ambiente. “Muitas ações pela causa animal já foram feitas pela nossa administração. É tudo que queríamos? Não. No entanto, avançamos muito nessa área. Fico feliz em cumprir mais uma promessa e espero que isso ajuda na causa que temos em comum”, frisou ele.

O objetivo da iniciativa é criar uma conta específica para a destinação de recursos que serão aplicados em políticas públicas voltadas para o bem-estar animal. O Fundo será composto por doações, repasses de ações judiciais e multas ambientais, com gerenciamento de Conselho Diretor ainda não nomeado, que terá a participação de entidades de proteção de animais, instituições de ensino e Prefeitura. De acordo com o secretário de Meio Ambiente, Rubens Astolfi, “é o Conselho Diretor que vai definir a aplicação dos recursos para serem utilizados da melhor forma possível”, observou.

O vereador Rafael Colussi destacou a importância da causa animal e agradeceu o esforço de todos. “Animais para nós são seres vivos com sentimentos e que merecem o mesmo respeito. O prefeito Luciano está nos dando a oportunidade de ver esse projeto se tornar realidade e ter resultados. É um exemplo para outras cidades. Com a ajuda da comunidade vamos fortalecer isso ainda mais”.

Também marcou presença no evento a deputada estadual Regina Becker Fortunati, que falou sobre a defesa da criação de políticas públicas voltadas aos animais e a sensibilidade e o comprometimento do poder público no engajamento. Ainda, esteve presente o ex-prefeito José Fortunati.

Dentro de alguns dias o projeto de lei para a criação do Fundo Municipal de Proteção e Bem-Estar Animal será enviado para apreciação da Casa Legislativa.

(Foto: Alex Borgmann)

Atualizado em 3 de agosto de 2018.