Encontro com os servidores municipais em alusão ao Setembro Amarelo

Reflexão sobre o suicídio e informações que fundamentam o autocuidado e o cuidado com o outro.

No dia 21 de setembro, o Núcleo de Biometria promoveu encontro com servidoras e servidores do município em alusão ao Setembro Amarelo. A ação, que teve como objetivo a discussão do tema suicídio, possibilidades de prevenção e encaminhamentos para a rede de apoio, contou com a participação da Psicóloga Camila Reichert e do Núcleo de Saúde Mental da Secretaria de Saúde, por intermédio da Psicóloga Priscila Zubiaurre e da Enfermeira Valéria Pereira. As palestrantes trouxeram reflexões sobre o suicídio e informações que fundamentam o autocuidado e o cuidado com o outro.

Conforme explicou a Psicóloga do Núcleo de Biometria, Mônica Bettencourt Ávila, “o encontro foi pensado como um momento para o servidor parar, refletir sobre sua saúde mental e adquirir conhecimento sobre o fluxo e as possíveis formas de acessar auxílio quando necessário. É um momento pertinente a todos”.

O suicídio é um problema de saúde pública e afeta o mundo todo. Conforme a Organização Mundial da Saúde – OMS, os dados revelaram mais de 700 mil casos de suicídio no ano de 2019. No Brasil, a OMS aponta uma média diária de 38 suicídios, fato que o coloca como a 4ª causa de morte de jovens entre 15 e 29 anos. São números que demonstram a importância e a necessidade de se falar sobre o tema.

A Psicóloga Natália Felini destaca que “o evento faz parte do calendário de atividades mensais do Núcleo de Biometria, pensado para os servidores do município. A participação de servidores das Secretarias de Saúde, Cidadania e Assistência Social, Habitação e Educação foi fundamental para enriquecer o debate proposto”.