Passo Fundo conquista selo nacional e se posiciona cada vez mais no mapa nacional de inovação

Passo Fundo, por meio da Prefeitura de Passo Fundo, recebeu o reconhecimento nacional de Ecossistema de Inovação Selo Ouro em um dos maiores eventos de cidades inteligentes da América Latina, o Connected […]

Passo Fundo, por meio da Prefeitura de Passo Fundo, recebeu o reconhecimento nacional de Ecossistema de Inovação Selo Ouro em um dos maiores eventos de cidades inteligentes da América Latina, o Connected Smart Cities.

O selo destaca municípios que se diferenciam na gestão e fortalecimento de seus ecossistemas de inovação, avaliando políticas públicas, governança e resultados alcançados.

De acordo com a secretária de Inovação, Bárbara Fritzen, o reconhecimento simboliza não apenas o esforço da Prefeitura, mas a união de diferentes atores que acreditam na inovação como caminho para o desenvolvimento regional e transformação territorial. “Este selo mostra que estamos no caminho certo, construindo um ecossistema colaborativo e sólido, capaz de gerar oportunidades e transformar a realidade de Passo Fundo”, declara a secretária.

A conquista reforça uma trajetória de fortalecimento do ecossistema local, que envolve a colaboração entre universidades, empresas, governo e sociedade civil. Entre os destaques está a recente classificação de Passo Fundo como primeiro ecossistema de inovação consolidado do interior do Rio Grande do Sul, conforme a pesquisa Ecossistemas Locais de Inovação (ELI) do Sebrae. No cenário nacional, entre as cidades de porte médio, o município aparece como o segundo no Brasil a atingir esse patamar.

O Selo CSC avalia cinco dimensões autodeclaradas, que passam por curadoria minuciosa antes da validação: políticas e estratégias de inovação, participação e colaboração das hélices, transparência e acesso à informação, cultura de inovação e ambientes e resultados de inovação.

A secretária destaca ainda que o reconhecimento só foi possível graças ao investimento da gestão do prefeito Pedro Almeida, que criou, em maio de 2023, a Secretaria de Inovação do município. Com a estruturação da pasta, a Prefeitura passou a atuar diretamente na governança de iniciativas, garantindo que os diferentes atores da cadeia de inovação tenham espaço para crescer e se desenvolver.

Para a cidade, o título representa maior visibilidade no cenário nacional, potencial para atrair startups, investimentos e talentos, além de consolidar políticas públicas voltadas à inovação. “O desafio agora é manter a articulação entre os atores locais, ampliar o alcance das ações e garantir que a inovação chegue a todos os setores e comunidades do município”, finaliza Bárbara.