Um grupo de alunos da rede municipal de Passo Fundo viveu uma experiência inesquecível durante uma imersão educativa em Canela/RS, neste mês de novembro. A atividade reuniu os vencedores do Projeto Despertar […]
Um grupo de alunos da rede municipal de Passo Fundo viveu uma experiência inesquecível durante uma imersão educativa em Canela/RS, neste mês de novembro. A atividade reuniu os vencedores do Projeto Despertar 2024, os estudantes do projeto Intergalácticos, da Escola das Profissões, e integrantes do Clube de Robótica da Rede Municipal, em uma jornada que uniu ciência, tecnologia e inovação.
A iniciativa faz parte de um esforço conjunto do Projeto Despertar, dentro do eixo das Escolas de Profissões, “Profissionais do Futuro”, promovido pela Prefeitura de Passo Fundo, por meio das secretarias de Educação e de Inovação.
O ponto alto da programação, que ocorreu durante um dia inteiro, foi a visita ao Space Adventure NASA, onde os alunos exploraram mais de 270 itens originais de missões espaciais, participaram de atividades interativas e conheceram tecnologias que ampliaram seus horizontes sobre o espaço e o futuro da ciência.
De acordo com a secretária de Inovação, Bárbara Fritzen, esta imersão faz parte de um movimento maior que já impactou a cidade durante a Feitech 2024, quando o Projeto Despertar brilhou ao conectar jovens talentos à inovação. “O projeto destacou o protagonismo estudantil e reforçou a ideia de que o futuro é construído hoje, com ideias que podem transformar Passo Fundo ”, apontou a secretária.
Combinando aprendizado prático e momentos de lazer, a experiência despertou nos jovens um novo olhar sobre inovação e educação. “Muitos deles destacaram a emoção de interagir com simuladores, assistir às apresentações no planetário e entender mais sobre as contribuições da NASA para a humanidade”, frisou Bárbara.
A missão marcou mais um passo significativo para os projetos educacionais inovadores de Passo Fundo, que continuam inspirando e preparando jovens para enfrentarem os desafios do futuro com criatividade, pensamento crítico e determinação. “Os alunos retornaram cheios de ideias e energia para transformar o aprendizado em ações que beneficiarão não apenas suas escolas, mas toda a comunidade”, finalizou.