Prefeitura divulga diagnóstico de propriedades rurais do município

Resultado irá balizar políticas públicas para fortalecer a agricultura local e a melhoria da qualidade de vida dos produtores rurais foi apresentada na Feitech

A Prefeitura de Passo Fundo, em parceria com o Sebrae, realizou um levantamento para avaliar a sustentabilidade das propriedades rurais do município. Este diagnóstico, que faz parte de um dos quatro convênios assinados entre a Prefeitura e o SEBRAE, tem como objetivo obter um retrato detalhado da agricultura local e fornecer subsídios para a elaboração de políticas públicas voltadas ao setor. A apresentação ocorreu nesta quinta-feira (24), na Feitech.

O Secretário de Agricultura e Desenvolvimento Rural, Cristiam Thans, destacou a importância do projeto e da apresentação dos dados na Feitech. “Este relatório é uma inovação dentro da Secretaria com relação aos pequenos agricultores. Foi uma apresentação dos resultados das consultorias realizadas em três grupos: as pequenas agroindústrias atendidas pelo Serviço de Inspeção Municipal, os produtores de hortaliças, que fornecem para a merenda escolar ou têm interesse em entrar nesse mercado, e os pequenos produtores de leite, que receberam orientações sobre produção, melhoramento genético e de alimentação. Foi um trabalho abrangente de capacitação, precificação e boas práticas, com foco em inovações tecnológicas e melhorias na produtividade”, explicou Thans.

O diagnóstico utilizou a ferramenta SAFA Smallholders App (Avaliação de Sustentabilidade de Sistemas Agropecuários e Alimentares), desenvolvida pela FAO (Organização Mundial das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação). Esta metodologia internacionalmente reconhecida avalia a sustentabilidade das propriedades rurais através de quatro dimensões e 21 áreas temáticas.

Realizado em 100 propriedades rurais dos distritos de Passo Fundo, o levantamento envolveu duas etapas: a primeira incluiu visitas técnicas e entrevistas com produtores para coleta de informações; a segunda consistiu na análise dos dados, que resultou em um relatório técnico detalhado. Segundo o secretário, a metodologia SAFA já permitiu uma demonstração inicial dos resultados, que incluem indicadores de sustentabilidade, geração de renda e produtividade agrícola. “Esses números detalhados e laudos finais serão entregues em novembro, quando teremos um diagnóstico completo da nossa agricultura em Passo Fundo.”

Com esta iniciativa, a Prefeitura de Passo Fundo espera impulsionar um desenvolvimento rural mais sustentável e alinhado com as melhores práticas globais, promovendo o fortalecimento da agricultura local e a qualidade de vida dos produtores rurais.