Secretaria de Inovação promove atividades durante o FECIT

O objetivo é possibilitar aos participantes experiências na Arena Conteúdo e no Palco Principal sobre ecossistema de inovação, empreendedorismo, inovação e cultura através dos movimentos sociais e artistas locais

O 2º Festival de Ciência, Inovação e Tecnologia (FECIT) da Rede Municipal de Educação de Passo Fundo é uma iniciativa da Secretaria Municipal de Educação e recebe o apoio da Secretaria Municipal de Inovação, que buscou oferecer experiências aos participantes na Arena Conteúdo e no Palco Principal sobre ecossistema de inovação, empreendedorismo, inovação e cultura através dos movimentos sociais e artistas locais.

"Entendemos que a inovação é um conceito amplo e buscamos sensibilizar nossa comunidade para desenvolver uma cultura de inovação e criar soluções para problemas e necessidades que impactam toda a sociedade", destacou a secretária de Inovação, Barbara Fritzen.

Neste sentido, a Secretaria de Inovação participou do FECIT com atividades detalhadas a seguir:

O painel Jovens Empreendedores buscou aproximar os estudantes das possibilidades que poderão experimentar futuramente, em redes e ambientes de inovação, como o Ecossistema de Inovação da Atitus Educação e o Parque Científico e Tecnológico da Universidade de Passo Fundo (UPF Parque), este último representado pela Dra. Cassiane Chais - Head de Estratégia e Relacionamento com o Mercado. 

Também conheceram os exemplos dos empresários Alex Becker da Agrare - Tecnologia e Gestão, startup graduada na Incubadora do UPF Parque e Leonardo Mecca da Insight Academy, startup parceira do Ecossistema de Inovação da Atitus Educação.

Os empresários apresentaram seus negócios, reforçaram a importância do autoconhecimento, da busca por conhecimento para o desenvolvimento de competências, das formas de empreender (carreira, negócios) e de contribuir com a sociedade.

Painel: Ecossistema de Inovação e estudantes teve como objetivo aproximar o público das possibilidades que podem experimentar através do ecossistema de inovação, de eventos, maratonas, projetos entre outras iniciativas. Dividido em dois momentos, os painéis foram apresentados na arena conteúdo, com a participação dos seguintes atores do ecossistema de inovação: Comunidade Vértice, representada pelo Eng. Luiz Fernando Telles, Núcleo de Ciência e Tecnologia do Instituto Estadual Santo Tomás de Aquino - IESTA de Marau/RS, representada pela Professora Elis Regina Albano e os estudantes Eduardo Casanova e Talita Bianchin, relatando a experiência vivida na Maratona Feitech Gov.Thon e participação do evento Conexão Smart Start que aconteceram no segundo semestre de 2023 em Passo Fundo.

Durante o turno da tarde, além dos atores já citados, contamos com a participação do Prof. Rodrigo de Almeida Silva e jovens aprendizes da rede de ensino estadual, Estêvão Marcotti da Silva e Vitor Ramos Gomes do Cecy Leite Costa e Eduardo Dré Sturmer do I.E.C.A. (Instituto Estadual Cardeal Arcoverde), representantes do Projeto Despertar Indústria, iniciativa da Indústria ON, além dos alunos do IESTA, Daniel Luís Pilatti Giareta, Emily de Anhaia e Vinicius Pradini Zembruski,  participantes do Projeto Despertar na Feitech, com o desenvolvimento de um bioplástico. Os estudantes relataram suas experiências durante o desenvolvimento do projeto e a oportunidade de mentoria recebida.

Palco principal: Ainda no dia 22.11, no palco principal a Secretaria de Inovação, proporcionou aos presentes no Festival de Ciência, Inovação e Tecnologia, uma apresentação dos alunos do Programa Criança e Adolescente do Projeto Transformação, que com o apoio da empresa Be8,  garante serviços de convivência e fortalecimento de vínculos às crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade e risco social na faixa etária de 06 a 15 anos, através de atividades formativas nas dimensões físico, artístico e culturais, em vista da promoção da cidadania.

Além disso, tivemos a oportunidade de receber a apresentação cultural e artística da Escola Estadual de Ensino Médio Zumbi dos Palmares de Pontão/RS, que através da dança e da música, mostram um pouco da história do líder de Quilombo de Palmares

Batalha de Rimas: Na manhã do dia 23/11, os visitantes puderam conhecer uma iniciativa através da Cultura Hip Hop. A Batalha de Rimas, comandada pelos artistas da Batalha de Esgosto, grupo de Passo Fundo, foi prestigiada pelos estudantes e professores que juntos aos MC’s (Mestres de Cerimônias) elevaram a energia do festival com rimas que contemplaram a Ciência, Inovação, Conhecimento e Cultura.