Prefeitura lança o XV Festival Internacional de Folclore

Espetáculos nos bairros e em escolas municipais estão entre as inovações do novo formato

O encontro das culturas já tem data e novos locais para ocorrer em 2022. A Prefeitura de Passo Fundo apresentou, nesta sexta-feira (27), o novo formato do XV Festival Internacional de Folclore, que será celebrado na cidade em agosto, entre os dias 04 e 12, durante a programação alusiva aos 165 anos do Município. O lançamento do evento ocorreu no CTG Lalau Miranda, espaço que receberá espetáculos do Festival.

Além da utilização do CTG como palco de referência para a interação entre os artistas e agentes culturais durante os espetáculos noturnos do Festival, o novo modelo do evento contempla uma proposta pedagógica vinculada ao programa das Cidades Educadoras, que é a territorialização das ações de fomento à inclusão social. “O Festival é uma manifestação cultural por essência que, quando reúne várias culturas, pressupõe troca de saberes, fazeres, percepção de valores de cada povo, enfim, é imersão entre pessoas diferentes. Aqui em Passo Fundo, decidimos aproveitar essa experiência como prática educativa, levando tudo o que a cultura proporciona para dentro das escolas”, explicou a secretária de Cultura, Miriê Tedesco.

Para o prefeito de Passo Fundo, Pedro Almeida, a retomada do Festival é um momento importante para a cidade. “Trabalhamos muito para tornar realidade este evento, devolvê-lo para a comunidade e aumentar a participação popular na festividade. O XV Festival Internacional de Folclore acontece em agosto, durante as comemorações dos 165 anos de Passo Fundo, com muitas inovações. Mas, a principal delas é a possibilidade de fazer a cultura e o folclore brasileiro e internacional circularem pelas diferentes regiões do município”, declarou Pedro.

O prefeito observou ainda que a descentralização dos espetáculos diurnos para os bairros José Alexandre Zachia, Leonardo Ilha, Santo Antônio e Boqueirão vai permitir que um número maior de pessoas seja contemplado com as iniciativas. “Teremos grupos folclóricos oriundos de outros Estados brasileiros e de países como Argentina e Espanha, mostrando a pluralidade e a diversidade de culturas convivendo em harmonia”, resumiu ele. A programação prevê diversas atividades, incluindo um espetáculo aberto ao público no Anfiteatro do Parque da Gare, no dia 7 de agosto, data em que se comemora o aniversário do Município.

O secretário de Educação, Adriano Canabarro Teixeira, considera que levar o festival para os quatro cantos da cidade aproxima as comunidades das culturas de outros povos, além de contribuir com ações desenvolvidas com as crianças, jovens e suas famílias. “Este movimento para os quatro quadrantes tem tripla função: consolidar nossas escolas como espaços públicos comunitários abertos ao território; contemplar uma ação pedagógica que acontece desde o início de 2022 a partir do projeto Cidadania Global, executado com todas as crianças dos anos iniciais do ensino fundamental; e o lançamento de um projeto permanente de dança folclórica mundial que dará continuidade às atividades do festival durante todo o ano e atendendo crianças e adolescentes do território”, avaliou.

Além de lideranças e autoridades municipais, a cerimônia de lançamento e apresentação do novo formato do XV Festival Internacional de Folclore foi acompanhada pelos veículos de imprensa e pelos patrocinadores do evento: BSBios, JR Comércio de Cimento, Comercial Zaffari e Stok Center e Farmácias São João.

Festival nas ruas
O novo modelo do Festival apresentado à imprensa e aos patrocinadores mantém aspectos já incorporados no cotidiano da cidade, como os desfiles diários pela rua Morom. Segundo a Secretaria de Cultura, durante os dias do Festival serão realizadas ações itinerantes pelos espaços públicos em um formato que se notabilizou desde a sua primeira edição e foi abraçado pela comunidade. Cores, alegria, entusiasmo e celebração: o folclore ganhará as ruas em 2022.

Países confirmados
De acordo com a Secretaria Municipal de Cultura, estão confirmadas delegações culturais, artísticas e folclóricas vindas da Argentina, Colômbia, Equador, Espanha, México e dos Estados do Pará e da Paraíba.

Passo Fundo dos Festivais
A trajetória e os vínculos afetivos estabelecidos pelo Festival Internacional de Folclore com a cidade estimularam a criação de outras iniciativas artísticas e culturais em Passo Fundo. O folclore, as manifestações da arte e da cultura são patrimônios simbólicos que agitam o município e a região. Essa expertise da cidade na realização de eventos resultou na criação do selo Passo Fundo dos Festivais. Apenas em 2022 serão realizados três eventos folclóricos: o Congresso Internacional de Folclore, que está acontecendo nesta semana, o XV Festival Internacional de Folclore, de 04 a 12 de agosto e o Danzpare, em setembro. Passo Fundo também terá neste ano o festival da Bóia Campeira, o Festival Gastronômico da Gare e o Festival Canto Galponeiro.

A programação completa do XV Festival Internacional de Folclore pode ser acessada em www.pmpf.rs.gov.br/festival

Ingressos
Os ingressos estarão disponíveis antecipadamente no CTG Lalau Miranda. Para as noites de abertura e encerramento, o valor é de R$ 30; para as demais noites o custo é de R$ 20 - idosos e estudantes têm direito a meia-entrada. As apresentações nas escolas, anfiteatro da Gare e Gare Gastronômica serão gratuitas.