Este ano a Semana tem como tema “Não basta conquistar direitos: é preciso vigiar para não perder
A programação da Semana Municipal da Mulher, promovida pela Coordenaria da Mulher da Prefeitura de Passo Fundo, em conjunto com Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (Comdim), que começou nesta segunda-feira (6) com a cerimônia de abertura, realizada na Câmara de Vereadores, segue com diversas atividades. Amanhã, 8 de março, dia da comemoração do Dia Internacional da Mulher, uma das ações é a procissão luminosa, a partir das 18h, com saída marcada para a Praça do Teixeirinha. Além disso, a partir das 14h30, será realizado um seminário para debater o tema.
Este ano a Semana Municipal da Mulher tem como tema “Não basta conquistar direitos: é preciso vigiar para não perder”. Para a titular da Coordenadoria da Mulher, Eni Hanauer, a realização dessas atividades são muito importantes: “com isso conseguimos abrir um espaço de debate com a comunidade sobre a importância do trabalho da mulher na nossa comunidade”, comenta.
Ao longo da semana mais encontros e debates serão realizados.
Entidades promotoras
Além da Coordenadoria da Mulher e do Comdim, as atividades contam com a co-realização da Associação Passo-fundense de Cegos, Cáritas Diocesana, Comissão de Direitos Humanos, Delegacia da Mulher, Patrulha Maria da Penha – Brigada Militar, Projur Mulher – Universidade de Passo Fundo, Promotoras Legais Populares, União Brasileira de Mulheres, Secretaria de Saúde, Secretaria de Cidadania e Assistência Social, Secretaria da Educação, Secretaria do Gabinete, Secretaria de Segurança, Secretaria de Meio Ambiente, Secretaria da Administração, Grupo de Mulheres Unidas Venceremos, Sindicado dos Trabalhadores Rurais de Passo Fundo, Maria, Vem Com as Outras, 7ª Coordenadoria Regional de Educação e Câmara de Vereadores.
Conforme a Coordenadoria Municipal da Mulher, o dia 8 de março, Dia Internacional da Mulher, marca a luta pela cidadania. A data foi criada em memória das mulheres que lutaram reivindicando melhores salários, redução da jornada de trabalho, direito ao voto, entre outros. Para os promotores do evento, o momento é de festejar os avanços conquistados e enfatizar as muitas lutas que ainda estão em curso.
Programação
- Dia 8 de março – 14h30
Seminário
Local: Academia Passo-fundense de Letras
- Dia 8 de março – 9h às 22h30
Exposição de trabalhos relativos à temática
Local: Saguão da Faculdade de Direito UPF
- Dia 8 de março – 18h
Marcha Luminosa das Mulheres
Promoção: Maria, Vem Com as Outras
Local: Praça do Teixeirinha
- Dia 15 de março – 8h30
Debate – Legalização do aborto
Promoção: Projur Mulher
Local: Salão de Atos da Faculdade de Direito UPF
- Dia 16 de março – 10h
Mesa redonda 1 – Encarceramento feminino
Mesa redonda 2 – Gênero e consumo
Promoção: Projur Mulher
Local: Salão de Atos da Faculdade de Direito UPF
- Dia 17 de março – 19h20
Palestra – A importância do feminino e o combate à violência contra a mulher
Promoção: Projur Mulher
Local: Salão de Atos da Faculdade de Direito UPF