Integrantes do Conselhão analisaram ações para propor alternativas para três temas durante a segunda reunião, realizada nessa quinta-feira (28)
Divididos em Câmaras Temáticas, integrantes do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social de Passo Fundo (CDES-PF) analisaram ações para propor alternativas para três temas durante a segunda reunião ordinária, realizada nessa quinta-feira (28), no Auditório Central da Faculdade Meridional (IMED).
Os conselheiros, que são gestores de governo e representantes das organizações da sociedade civil, discutiram como solucionar a situação do Ginásio Teixeirinha, propostas de intervenções pontuais no trânsito e um modelo de apoio referente à doação de áreas para empresas se instalarem no município. Técnicos da Prefeitura de Passo Fundo fizeram uma apresentação sobre a realidade de cada ponto e, posteriormente, foram expostas as proposições articuladas.
De acordo com o vice-presidente do Conselho e vice-prefeito, Juliano Roso, as discussões sobre os assuntos propostos pelo prefeito Luciano Azevedo no primeiro encontro estão sendo qualificadas. “Estamos aprofundando as três questões sem atropelos. Os conselheiros têm participado intensamente e estamos interagindo com eles. Isso mostra que o Conselho está se consolidando como um importante instrumento de participação da sociedade civil. Pretendemos também trazer o secretário executivo do CDES-RS, Marcelo Danéris, para um encontro com nossos conselheiros”, destacou.
Conforme o conselheiro Renato Miranda, a constituição do CDES-PF pelo Executivo Municipal é uma iniciativa extremamente importante, uma vez que o Governo vai buscar junto a sociedade as alternativas para as necessidades da população. “A concepção do Conselho é muito moderna e objetiva”, disse. O secretário executivo do Conselho, Ginez de Campos, destacou que todas as sugestões serão avaliadas.
Durante a reunião, o regimento interno foi aprovado e os conselheiros elegeram os membros do Comitê Gestor, que será formado pelos secretários municipais Luiz Artur Rosa Filho, da Secretaria de Saúde, e Carlos Eduardo Lopes da Silva, da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, juntamente com os representantes da sociedade civil Renato Miranda e Elmar Luiz Floss, além do Secretário executivo do CDES-PF Ginez de Campos. Os cinco conselheiros serão os representantes dos demais e irão contribuir na elaboração das pautas.