Capacitação sobre erradicação do Trabalho Infantil é oferecida aos Conselheiros

Capacitação sobre erradicação do Trabalho Infantil é oferecida aos Conselheiros Tutelares

Durante a manhã desta quarta-feira (09) foi realizada na sede do CEREST - Centro de Referência em Saúde do Trabalhador de Passo Fundo, uma capacitação para os Conselheiros Tutelares das microrregiões I e II.

A atividade, promovida por uma Comissão Municipal, tem como finalidade discutir estratégias para combater focos de trabalho infantil no município. De acordo com a coordenadora do CREAS - Centro de Referência Especializado em Assistência Social, Paula Dorneles, a articulação das diversas áreas envolvidas no processo é fundamental para o sucesso do trabalho. ";Este trabalho tem que ser articulado. É importante termos na Comissão representantes do Ministério do Trabalho e Emprego, do IBGE, da Assistência Social, da Saúde, Educação, entre outras. Só assim, será possível desenvolver ações capazes de combater o trabalho infantil em nossa cidade";, destaca.

Para o auditor fiscal do Ministério do Trabalho e Emprego, Tadeu Martins, que também é vice- presidente da Comissão Municipal de Erradicação do Trabalho Infantil, o esforço deve estar focado em uma rede de articulação, com vistas a enfrentar o problema. ";No Ministério, não temos meios legais de combater o trabalho infantil se não há empregador. Dessa forma, as crianças e adolescentes que trabalham vendendo doces e outros produtos na rua por exemplo, devem ser abordados por uma equipe do município, através da Secretaria de Cidadania e Assistência Social, e a partir daí serem encaminhados a programas como o PETI - Programa de Erradicação do Trabalho Infantil";, salientou.

Para Paula Dorneles, as denúncias são importantes para ajudar no trabalho. ";A população pode procurar a SEMCAS ou ligar para o nosso telefone, que é o 3312-3070. Não é preciso se identificar, mas é importante que seja informado endereço e um ponto de referência do local, para agilizar o serviço";, destacou.

A Comissão foi formada a partir da exigência do governo e trabalha, além da identificação dos focos de trabalho infantil no município, com realização de palestras para órgãos e instituições que possam auxiliar no combate ao problema. As reuniões da Comissão acontecem uma vez por mês.

Atualizado em 9 de outubro de 2013.