Encontro de Turismo Rural busca implantar novas rotas turísticas no interior do

Encontro de Turismo Rural busca implantar novas rotas turísticas no interior do município

Com o objetivo de fomentar o turismo no interior do município, aconteceu na tarde dessa terça-feira (05), na sede do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Passo Fundo, o Encontro de Turismo Rural. A atividade, realizada pela Prefeitura de Passo Fundo, através da Fundação Passo Fundo de Turismo (PassoTur) e da Secretaria do Interior, em parceria com a Emater e o Sindicato, buscou mostrar aos produtores rurais as possibilidades de explorar o turismo nas propriedades.

Em Passo Fundo existem mais de 860 propriedades rurais. Desse total, cerca de 80% com menos de 50 hectares, ou seja, consideradas pequenas propriedades. O presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Passo Fundo, Alberi Ceolin, afirma que o encontro é importante para despertar o interesse dos produtores para novas rotas de turismo rural em Passo Fundo. A exposição de experiências bem sucedidas podem servir como um incentivo aos demais produtores.

O presidente da PassoTur, Daniel Lé, explica que o encontro é justamente uma oportunidade para a troca de experiências entre os produtores e as entidades envolvidas. “A finalidade desse encontro é mostrar aos produtores de Passo Fundo a possibilidade de explorar o turismo nas propriedades”, explicou Daniel.

Ainda, a secretária do Interior, Liliane Rebechi, disse que a ideia é também incentivar a implantação de novas agroindústrias, fomentando assim novas rotas para o desenvolvimento do turismo rural no município.

Na oportunidade, foi apresentado o caso da Fazenda Tropeiro Camponez, que há 15 anos realiza turismo rural em Passo Fundo. A fazenda localizada no distrito de Pulador, oferece trilha ecológica, almoço campeiro e café colonial. Para o sócio-proprietário da fazenda, Carlos Leandro Lacourt, o turismo rural é hoje a principal fonte de renda da propriedade. “É a nossa principal atividade. Recebemos cerca de sete mil pessoas por ano na fazenda e geramos 15 empregos diretos com o turismo rural”, destacou Lacourt.




Publicado em: Sem categoria

Atualizado em 5 de agosto de 2014.