Conselhão passa a integrar Rede Brasileira de Conselhos de Desenvolvimento Econômico e Social

Criado no ano passado, o Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social de Passo Fundo (CDES-PF) é uma iniciativa da Prefeitura de Passo Fundo que tem como finalidade o diálogo entre o governo municipal e a sociedade civil.
Recentemente o CDES-PF passou a integrar a Rede Brasileira de Conselhos de Desenvolvimento Econômicos e Sociais, com sede em Brasília. Além disso, o CDES-PF ainda integra a Rede de Conselhos Econômicos e Sociais da América Latina e Caribe (CESALC).
O coordenador dos Conselhos Municipais, Ginez de Campos, destaca a importância da inclusão do CDES-PF na rede brasileira e na rede latino-americana e caribenha de conselhos econômicos e sociais. “Com certeza essa é uma evidência do comprometimento do atual governo municipal com os debates nacionais e internacionais sobre a temática do enfrentamento
das desigualdades sociais, através da formulação de políticas públicas
de desenvolvimento sustentável que promovam maior igualdade no acesso à cidadania”, declarou Ginez.
O chamado Conselhão, foi instituído através da lei nº 4987 de 10 de maio de 2013. O órgão tem a função de gestão e assessoramento imediato ao prefeito e ao seu gabinete. O objetivo é que, por meio deste Conselho, se possa formular políticas públicas de desenvolvimento econômico, social e ambiental com a participação de representantes da sociedade civil organizada e membros do governo municipal.
O presidente do CDES-PF é o prefeito Luciano Azevedo, o vice-presidente, o
vice-prefeito Juliano Roso, e o secretário executivo é o coordenador dos Conselhos Municipais, Ginez de Campos.