Município discute prevenção a eventos climáticos extremos e dá posse ao Conselho da Defesa Civil

Reunião da Defesa Civil com representantes da sociedade abordou a atuação do poder público e da sociedade em episódios de emergência

A Prefeitura realizou, nesta terça-feira (30), uma reunião da Defesa Civil Municipal para tratar da prevenção a eventos climáticos extremos. O tema foi debatido com a participação dos membros da Defesa Civil do Município e do Estado, além de representantes da sociedade, e serviu para reforçar a atuação do poder público na prevenção de eventos climáticos que têm assolado diversos municípios. Na reunião, também foi dada posse aos integrantes do Conselho Municipal de Proteção e Defesa Civil.

“Precisamos entender mais profundamente a importância da Defesa Civil no planejamento da cidade. É fundamental que tenhamos a antecipação, a prevenção e o planejamento para não sermos pegos de surpresa. O ano passado registrou, no Brasil, o maior número de episódios voltados à questão do clima, que causaram muitos transtornos e perdas. Queremos que Passo Fundo esteja cada vez mais preparada para enfrentar estas adversidades”, afirmou o prefeito Pedro Almeida.

De acordo com o coordenador municipal de Proteção e Defesa Civil, Fernando Carlos Bicca, é fundamental a estruturação e o fortalecimento do órgão municipal de proteção e defesa civil para que, em conjunto com os órgãos setoriais e com a comunidade, ele possa coordenar as ações de prevenção, mitigação e reconstrução. “Estamos fazendo e atuando na prevenção, na mitigação, na preparação, nos organizando para dar uma resposta aos eventos críticos e fazendo tudo de novo, porque estas atividades são permanentes. Temos um plano de contingência, mas ele está em construção permanente. Precisamos revê-lo, estudá-lo e o meu papel é provocar para que esse plano esteja vivo na nossa memória, que ele esteja vivo na memória dos passo-fundenses”, ressaltou Bicca.

Principais ações preventivas realizadas

As equipes da Prefeitura já realizaram diversas ações para prevenir possibilidade de alagamentos, como o desassoreamento nos Rios Santo Antônio, Pinheiro Torto, Passo Fundo e outras sangas, beneficiando os Bairros Santa Maria, Vila Nova, Nenê Graeff, Dona Júlia, Vila Luiza, Entre Rios e Petrópolis.

Também foram executadas obras de drenagem importantes na Victor Issler, que está concluída, e na Berthier, em andamento.

Diversas melhorias, consertos e ampliações de bueiros estão em andamento, a exemplo do que foi feito na rua Princesa Isabel, no bairro Petrópolis, e no Bairro São Cristóvão 2.

Uma nova equipe para limpar bocas de lobo em centenas de pontos em toda cidade foi criada para atender a demanda.

Conheça os integrantes do Conselho Municipal de Proteção e Defesa Civil:

Fernando Carlos Bicca – Titular
Daisson de Andrade da Silva – Suplente

Secretaria Municipal de Segurança Pública
Rafaela Lopes – Titular
Ruberson Stieven – Suplente

Secretaria Municipal de Meio Ambiente
Glauco Roberto Marins Polita – Titular
Vinicius Alves de Souza – Suplente

Secretaria Municipal de Saúde
Caroline Gosch –Titular
Marisa Zanatta – Suplente

Brigada Militar
Major Leandro da Cruz Gois - Titular
Capitão Vicente Rodrigo Tesche - Suplente

Corpo de Bombeiros Militar
Tenente Coronel Alessandro Vicente Bauer - Titular
Capitão João Ferrucio Vanzo Fornasier – Suplente

UAMPAF
Felipe Favreto Manfroi – Titular
Antônio Aldori Pereira – Suplente

Meios de Comunicação
Ieda Cristina Almeida Silva – Titular
Paula Gomes – Suplente

Câmara de Dirigentes Lojistas
Evandro Pereira da Silveira – Titular
Fernando De Carli – Suplente