Mais de 40 alunos do 3º ano trabalharam em três atividades

A participação cidadã das crianças deve ser incentivada para que desde cedo elas aprendam a cuidar do lugar onde vivem e desenvolvam uma visão crítica da cidade. Esta é a proposta do projeto Cidade do Amanhã, que tem o objetivo de incluir as crianças na metodologia participativa do processo de revisão do Plano Diretor. Nesta semana está sendo realizada a segunda etapa das ações. Nessa quinta-feira (23), foi a escola municipal Cohab Secchi que recebeu a prática.
Mais de 40 alunos do 3º ano trabalharam em três atividades. A primeira foi de reconhecimento de pontos considerados importantes na cidade, como espaços públicos e de lazer. “Queremos, principalmente, entender o quanto as crianças se sentem incluídas dentro da cidade, além de saber o quanto circulam e se apropriam da cidade”, explicou a secretária de Planejamento, Ana Paula Wickert. Posteriormente ao primeiro exercício, os alunos fizeram uma proposição de como seria um bairro ideal, colocando tudo o que um bairro ideal precisa ter e onde ficariam suas casas. Por fim, foram elencados 10 pontos ou elementos principais que faltam no bairro da escola.
Segundo Ana Paula, a avaliação está sendo positiva. “Esses resultados já nos dão uma percepção diferente. Vemos muito que as crianças querem um bairro multifuncional, com muitas coisas. São quatro escolas que estão participando, então, temos quatro bairros diferentes: Boqueirão, São Cristóvão, Rodrigues e Centro. Também é um trabalho que faz nascer nas crianças cidadania e pertencimento da cidade”, destacou.
Para a aluna Raíssa Rodrigues Almeida, o projeto é diferente. “Estou achando bem legal e gostando mais de desenhar o bairro. Não tinha parado para pensar nisso antes, sobre o que falta para melhorar. Eu queria que tivesse mais pracinha, salão de beleza e polícia”, comentou. A colega Gabriela Neckle de Oliveira, também aprovou a iniciativa. “Achei muito legal fazer isso e pensar sobre o que achamos do bairro. Queria mais pracinhas, shopping e hospital”, afirmou.
A partir disso, o conteúdo desenvolvido pelas crianças fará parte do documento de diagnóstico oficial da revisão do Plano Diretor. Uma maquete será feita ao final das atividades e exposta na Galeria Estação da Arte, no Parque da Gare, a fim de que se possa compartilhar o trabalho.
Pela rede municipal participam as escolas Cohab Secchi e Wolmar Salton. Ainda, fazem parte os alunos das escolas St. Patrick e Escola Notre Dame Menino Jesus.
O projeto
O projeto é coordenado pela Secretaria de Planejamento em parceria com as secretarias de Educação, de Segurança e de Meio Ambiente. Com uma metodologia baseada na interpretação lúdica da cidade e do bairro, buscando entender a visão da criança sobre seu espaço, o objetivo é apresentar os conceitos de planejamento e desenvolver a percepção do espaço urbano.
(Fotos: Fabíola Hauch)