Entenda como é contabilizado o número de casos ativos de covid19
Após uma queda nos casos ativos de covid-19, na última semana, Passo Fundo voltou a registrar um aumento. Nesta quarta-feira (18), a Secretaria de Saúde contabilizou 418.
Em março, quando foram registrados os primeiros casos de covid19 no Brasil, o município passou a estruturar os atendimentos. Um centro para receber as pessoas com sintomas gripais foi montado no Cais Petrópolis, que, somente entre os dias 1 e 11 de novembro, realizou 1.116 consultas.
Conforme explica a coordenadora de Vigilância em Saúde, Marisa Zanatta, todas as pessoas que estão com sintomas gripais e procuram o Cais são notificadas como pacientes com síndrome gripal ou síndrome gripal aguda grave (SRAG). ";O teste é realizado ou agendado caso ainda não esteja no período para ser feito";, afirma.
Um caso classificado como síndrome gripal é quando o indivíduo apresenta um quadro respiratório agudo com, pelo menos, dois desses sintomas: febre; calafrios; dor de garganta; dor de cabeça; tosse; coriza; distúrbios olfativos ou gustativos; diarreia. A evolução para uma síndrome gripal aguda grave ocorre quando o paciente manifesta sinais como dispneia, desconforto respiratório, insuficiência respiratória, saturação de oxigênio menor que 95% e exacerbação de doença preexistente.
Há dois tipos de testes utilizados para identificar a contaminação. Um deles é o RT PCR, que pesquisa a presença do vírus nas vias aéreas. A coleta deve ser realizada, preferencialmente, entre o 3° e 5° dias após início dos sintomas e, no máximo, até o 7° dia. ";A amostra coletada do material é enviada ao laboratório, e o resultado sai, em média, em quatro dias. Se a coleta ocorre na sexta-feira, e a amostra vai só na segunda, demora um pouco mais";, ressalva Marisa.
Já o teste rápido possibilita a pesquisa de anticorpos contra o coronavírus Sars-CoV-2, que podem ser recentes ou tardios, indicando se a pessoa entrou em contato com o vírus e desenvolveu anticorpos. A coleta deve ser realizada somente após o 10° dia de sintomas, preferencialmente, no 14° dia. O paciente recebe o resultado de forma imediata, em 15 minutos.
São classificados como casos ativos todos os que não são considerados recuperados, sejam de pessoas em tratamento domiciliar ou hospitalar, e não evoluíram para óbito. Os dados divulgados diariamente são coletados pela rede pública e também privada.
As informações sobre as notificações e confirmações são inseridas em sistemas do Ministério da Saúde (e-SUS Notifica e SIVEP-Gripe). A sistematização permite o monitoramento dos cenários de cada município, estado e do país.
Frente ao aumento de casos ativos em Passo Fundo, a Prefeitura orienta que a população mantenha as medidas de prevenção ao coronavírus. Além dos cuidados com a higienização, é importante manter o distanciamento e evitar aglomerações.