Artistas podem se inscrever a partir de 1 de julho
A Secretaria de Cultura da Prefeitura de Passo Fundo informa que a partir desta quarta-feira (1) os editais dos projetos Música na Praça Virtual e Viva Passo Fundo estão com inscrições abertas. Os editais estão publicados no site www.pmpf.rs.gov.br, na seção da secretaria.
“Trabalhamos até agora para que os editais seguissem todos os trâmites legais, sendo primeiramente publicados nas plataformas do Tribunal de Contas para, agora, estar aberto ao público. O incentivo para a veiculação das atividades artísticas via internet contribuirá para a geração de renda e oportunizará o acesso da população às atividades artísticas e culturais. Esperamos assim uma melhoria da qualidade de vida na atual situação do Município e dos artistas”, afirmou o secretário da pasta, Henrique Fonseca.
6° MÚSICA NA PRAÇA VIRTUAL
A apresentação poderá ser individual ou com a opção de mais um músico. As lives gravadas serão de até 60 minutos e exibidas nas redes sociais do artista. A gravação será no Teatro Municipal Múcio de Castro, com estrutura de luz, som e vídeo. No total, serão contemplados 50 músicos.
Valor: 50 projetos selecionados no valor de R$ 500,00 cada.
VIVA PASSO FUNDO
Iniciativas artísticas e culturais das mais diversas linguagens como música, artes cênicas (teatro, dança, circo e performance), artes visuais, audiovisual, literatura, patrimônio, cultura popular e outras expressões. Os proponentes poderão sugerir para análise da comissão de seleção iniciativas como: shows, espetáculos, recitais, seminários, oficinas, contação de histórias, leituras e intervenções. As lives podem ser gravadas ou ao vivo, com duração de 30 a 60 minutos, exibidas nas redes sociais do próprio artista .
Valor: 30 projetos de R$ 2.000,00 (coletivos, grupos teatrais, espaços culturais, estúdios) e 40 projetos de R$ 1.000,00 (projetos solo, duos, trios, corais , oficinas, workshops, esquetes, contação de histórias).
O edital do Funcultura tem previsão de ser publicado na próxima semana,
Mais ações
Também está sendo divulgada a primeira das três ações culturais com inscrições para a utilização do Teatro Municipal a partir desta quarta-feira (1): Escolha o seu espetáculo e vá ao Teatro.
Os artistas interessados em participar podem inscrever o seu espetáculo através do e-mail teatromunicipal@pmpf.rs.gov.br.
Como funciona?
Os artistas recebem os ingressos da Secretaria de Cultura e já podem iniciar a venda a partir do mês de julho. A princípio, serão duas sessões para cada espetáculo, se a abertura dos palcos ainda for com restrições. Cada espetáculo será realizado com a metade da capacidade do Teatro, que tem lotação máxima de 160 lugares. A utilização do Teatro por parte dos interessados, excepcionalmente por causa da ajuda emergencial, não terá nenhum custo.
Todo o equipamento técnico do espaço estará à disposição, ficando sob a responsabilidade dos produtores outras estruturas que entenderem ser necessárias para a realização do espetáculo.
Quando o Teatro Múcio de Castro estiver liberado para espetáculos, a Secretaria de Cultura fará um encontro com todos os produtores inscritos para a definição do calendário das apresentações a ser divulgado. A data e o horário do espetáculo serão informados amplamente nas redes sociais dos artistas e em todas as plataformas digitais da Prefeitura de Passo Fundo, quando tudo isso passar.