Força-tarefa fiscaliza a utilização obrigatória por parte da população
Um dia após o uso de máscaras se tornar obrigatório em Passo Fundo, uma força-tarefa começou a fiscalizar o cumprimento da medida por parte da população. A Secretaria de Segurança Pública, com apoio de instituições de segurança, como a Brigada Militar, Polícia Civil e Corpo de Bombeiros, percorreu a cidade para orientar as pessoas sobre a importância do recurso para a prevenção do novo coronavírus.
Conforme o secretário da pasta, João Darci Gonçalves, a população e as empresas manifestaram consciência quanto à utilização de máscaras. “Já no primeiro momento de fiscalização, percebemos que a maior parte da população estava utilizando. Fiscalizamos diversos estabelecimentos, inclusive, bancos, e os trabalhadores estavam utilizando e cobrando dos seus clientes”, avaliou.
A decisão do Município de tornar o uso obrigatório segue orientação da Organização Mundial de Saúde (OMS) e do Ministério da Saúde, que recomendam a utilização mesmo por pessoas sem sintomas de Covid-19. As máscaras, sejam descartáveis ou reutilizáveis, devem ser utilizadas por todas as pessoas em deslocamento pelas ruas, nos espaços públicos e em todos os estabelecimentos com funcionamento autorizado. Em caso de necessidade, elas podem ser substituídas por quaisquer outros instrumentos que protejam o nariz e a boca.
A fiscalização seguirá para garantir o cumprimento do decreto e a preservação da saúde pública.
(Foto: Alex Borgmann)