Na manhã desta quinta-feira (9) foi realizada coletiva de imprensa e orientação é ficar em casa

Na manhã desta quinta-feira (9), em coletiva de imprensa, o prefeito Luciano Azevedo manteve o pedido de que as pessoas fiquem em casa se possível. Ao lado do vice-prefeito João Pedro Nunes e da secretária de Saúde, Carla Crivellaro Gonçalves, Luciano também anunciou que o plano de retomada da economia já está pronto. Entre segunda e quarta-feira da próxima semana poderá haver novidades, conforme orientações dos governos estadual e federal.
“Temos recebido grande pressão pra que economia volte à normalidade e sabemos que ela é importante para todos. Fizemos uma opção consciente, orientada pelos técnicos, para preservar a vida. Nenhuma decisão é tomada sem levar em consideração as opiniões técnicas”, destaca Luciano.
O prefeito enfatizou que a população precisa compreender que o problema é grave e que, no momento, a única solução é que o maior número de pessoas possa ficar em casa. O tempo de isolamento é necessário para preparar a rede de saúde sem colapsar o sistema. “Menos gente nas ruas significa menor possibilidade de contágio. Isso permite que as estruturas de saúde ganhem tempo e se preparem para atender a comunidade”, afirma Luciano
Além de, diariamente, analisar o cenário de Passo Fundo e atender as demandas da área da saúde, também há reforço das equipes de assistência social do município, que trabalham com o atendimento de muitas famílias, doação de alimentos e de materiais de higiene e limpeza, além de suporte para benefícios como o auxílio emergencial.
Em busca de fortalecer ainda mais a rede municipal de saúde e a frente de combate ao novo coronavírus, uma das últimas ações da Prefeitura foi a contratação de mais profissionais da saúde para que o Centro de Triagem do Coronavírus, que fica no Cais Petrópolis, pudesse atender 24 horas por dia, todos os dias da semana. Ao todo, mais de 120 serão chamados, atendendo também um pedido dos hospitais.
Áreas com funcionamento
Constantemente são feitos ajustes no que é possível, sem colocar em risco a vida das pessoas. O setor de indústria e construção civil não gera aglomerações, por isso, funciona com rígidas regras. Quanto aos salões de beleza e similares, houve entendimento de que há relação com higiene, além de possibilitar colocar mais profissionais de volta na economia, liberados para trabalhar com uma série de restrições.
Nesta semana, foi permitido que as lojas que vendem chocolate abrissem apenas no período de Páscoa, pois são lojas que tem investimento perecível.
Após o presidente Jair Bolsonaro editar um decreto que torna as atividades religiosas parte da lista de atividades e serviços considerados essenciais, devido à Páscoa, fica permitido no município que igrejas e templos trabalhem com até 30 pessoas, sem celebrações, apenas nos dias 10, 11 e 12 de abril – sexta-feira, sábado e domingo, das 8h às 20h.
Novas medidas
Até o início da próxima semana não deverão haver novas medidas e a população precisa seguir em casa. Será feita uma nova avaliação do cenário de Passo Fundo levando em consideração índice de contaminação, número de leitos, respiradores, EPIs.