Comitê de Orientação Emergencial de Passo Fundo discutiu medidas de prevenção do COVID-19

Ocorreu, nesta terça-feira (17), a primeira reunião do Comitê de Orientação Emergencial – COE, criado nesta semana, por decreto municipal, para definir estratégias de enfrentamento e prevenção do COVID-19 (Coronavírus) em Passo Fundo. Participaram representantes da Secretaria Municipal de Saúde, 6ª Coordenadoria Regional de Saúde, Conselho Municipal de Saúde, hospitais e instituições de ensino de Passo Fundo. O encontro serviu para discutir a padronização das formas de abordagem, orientações aos profissionais de saúde e à comunidade, além da organização dos atendimentos físicos e remotos.
A principal orientação à comunidade é que as pessoas com sintomas leves ou que tiverem contato próximo com alguém infectado permaneçam em casa. Se for preciso buscar atendimento médico, devem ser priorizadas as unidades de saúde, e não os hospitais. Em caso de dúvidas, deve-se entrar em contato com a Vigilância Epidemiológica do Município pelos telefones (54) 3313-4874, (54) 3046-0097 ou (54) 9 9667.6279. Este é um ponto fundamental para evitar a propagação da doença em Passo Fundo. “Os hospitais se organizam para o caso de atender pessoas graves. Além de tudo, ao ir ao hospital, se entra em contato com outros doentes e o risco pode aumentar. É fundamental que a população tenha esse conhecimento”, ressalta a secretária Carla.
A Secretaria Municipal de Saúde está preparando uma unidade do município para servir de referência para os casos suspeitos do coronavírus. O objetivo é concentrar os atendimentos nesse local, que será divulgado nos próximos dias. A capacitação de todos os profissionais da rede de saúde também vem sendo feita e será ampliada com o apoio das faculdades de Medicina.
Outra ação que será efetivada nos próximos dias é a criação de uma Central de Atendimento Remoto, com telefones à disposição da comunidade para esclarecimento de dúvidas e orientações em relação ao vírus. A intenção é evitar que pessoas com sintomas leves busquem atendimento nos hospitais, sobrecarregando o sistema.
No momento, Passo Fundo não registra casos confirmados de coronavírus. Quatro casos já foram descartados e dois estão em investigação.
O coordenador da 6ª Coordenadoria Regional de Saúde, Marcelo Pacheco, ressaltou a importância de pessoas de outros municípios não virem a Passo Fundo em busca de atendimento, mas procurarem as unidades de saúde de suas cidades. “Estamos nos adequando a essa nova realidade e tomando os cuidados necessários para amenizar a curva epidemiológica e não afogar nossas unidades e hospitais”, enfatizou.
Sintomas
Segundo estudos já realizados, os principais sintomas do coronavírus são febre, tosse e fadiga. Parte dos pacientes pode apresentar dor de cabeça, mal-estar, dores no corpo, congestão nasal, coriza e diarreia. Ainda, alguns pacientes podem ser assintomáticos, ou seja, estarem infectados pelo vírus, mas não apresentarem sintomas.
Em caso de sintomas, o que fazer?
Casos suspeitos devem ser comunicados imediatamente para Vigilância Epidemiológica do município pelos telefones (54) 3313-4874, (54) 3046-0097 ou (54) 9 9667.6279 para discussão entre as vigilâncias municipais e estaduais, seguindo o Protocolo do Ministério da Saúde.
Foto: Comunicação Social