A SIPAT 2023 trouxe temas de relevância para os servidores do município, como Saúde Financeira, Comportamento Seguro, Educação Postural e Assédio.

Dos dias 23 a 27 de outubro a Secretaria de Administração, por meio do Núcleo de Biometria e da CIPA, promoveu a SIPAT 2023, uma Semana voltada para a discussão e prevenção de acidentes e adoecimento no trabalho.
A SIPAT 2023 trouxe temas de relevância para os servidores do município, como Saúde Financeira, Comportamento Seguro, Educação Postural e Assédio, trabalhados pela equipe de palestrantes do SESI, além de um movimento referente à Prevenção e Cuidado da Saúde da mulher e do homem, fazendo referência ao outubro rosa e novembro azul e o conhecimento sobre o Programa Família Acolhedora, em parceria com as Secretarias de Saúde e Assistência Social.
Esse ano, a SIPAT promoveu, nos cinco dias de evento, a Gincana do Servidor. A Gincana teve suas tarefas baseadas nos 8 Objetivos do milênio, propostos pelas Nações Unidas, e contou com 10 Equipes participantes que envolveram 80 servidores, com premiações para as três maiores pontuadoras. Os alimentos, roupas e materiais de higiene pessoal, arrecadados em uma das tarefas, foram direcionados para o Projeto Transformação. No total foram mais de 70 kits de higiene pessoal e produtos de limpeza e quase 200 kg de alimentos.
Conforme o psicólogo do Núcleo de Biometria, Mario Junges, “a participação de 10 equipes e a quantidade de produtos arrecadados demonstra o engajamento dos servidores com a Gincana. Embora a realização da SIPAT seja uma obrigação proposta pela Norma Regulamentadora Nº 5 do Ministério do Trabalho, a SIPAT representa mais que uma obrigação, é um momento de informação, discussão e integração para os servidores. A participação em momentos de integração e parcerias promove saúde e vem sendo ampliada cada vez mais pelo Núcleo de Biometria”.
O evento ocorreu no espaço da Central de Veículos, no pátio da Prefeitura, e contou com uma média diária de 74 servidores que acompanhando a SIPAT. A gestão da CIPA destaca que a SIPAT 2024 já está sendo discutida com o Núcleo de Biometria e a expectativa é de amplificação das discussões e acessos.