Fundo de Inovação de Passo Fundo fortalece programas de empreendedorismo e fomenta novos negócios inovadores

A Prefeitura de Passo Fundo, através da Secretaria de Inovação, segue fortalecendo o ecossistema local de inovação com investimentos do Fundo de Inovação. Nesta semana, dois programas estratégicos começaram a ser viabilizados […]

A Prefeitura de Passo Fundo, através da Secretaria de Inovação, segue fortalecendo o ecossistema local de inovação com investimentos do Fundo de Inovação. Nesta semana, dois programas estratégicos começaram a ser viabilizados por meio do recurso municipal, em parceria com o Sebrae: o programa Passo Zero promovido pela Semente Negócios e Hub Aliança, lançado nesta segunda-feira (10), e o programa de incubação da Apollo, incubadora do UPF Parque, que teve seu lançamento oficial nesta quarta-feira (12).

Conforme a Secretária de Inovação, Bárbara Fritzen, estes programas fazem parte de um projeto estratégico do Passo para o Futuro, o pacto pela inovação de Passo Fundo, que visa estruturar uma jornada de desenvolvimento de negócios inovadores nas suas diferentes fases, bem como promover políticas públicas dedicadas ao fomento destes negócios. “A nossa Lei de Inovação prevê que parte do recurso do Fundo Municipal da Inovação seja destinado para fomentar novos negócios. Fizemos uma parceria com o Sebrae para viabilizar dois programas aqui no município: o Passo Zero que visa estruturar e validar negócios de impacto, ou seja, que buscam gerar lucro ao mesmo tempo em que produzem impacto social e/ou ambiental positivo; e o Programa Apollo especializado na pré-incubação de novas ideias e na incubação especialmente de deeptechs, ou seja, negócios que desenvolvem inovações fundamentadas em pesquisa científica avançada”, explicou.

Ela destaca que o modelo de aplicação do Fundo de Inovação se diferencia dos demais mecanismos municipais de incentivo. “O Fundo de Inovação segue uma lógica diferente dos outros fundos municipais, como o Funcultura e o Funesporte que têm editais e beneficiam projetos diretamente. No caso da inovação, futuramente teremos parte dos recursos dedicados a editais de aporte direto nos negócios inovadores, mas entendemos que no momento é fundamental fomentarmos o background, o ecossistema de inovação, criando um solo fértil com condições para que novas ideias e negócios possam surgir e se consolidar e apoiando os ambientes de inovação no desenvolvimento de programas específicos para este fim”, afirmou Bárbara.

A Secretaria ainda enfatiza: "Esta é mais uma entrega do Passo para o Futuro, o pacto pela inovação de Passo Fundo, ressaltando o comprometimento da gestão do Prefeito Pedro com a inovação e o empreendedorismo e demonstrando a nossa participação direta, enquanto Prefeitura, no aporte de recursos que vão impulsionar esse ecossistema de inovação”, finalizou.