Coordenadoria da Mulher apresenta projeto no presídio regional
A Prefeitura Municipal, através da Coordenadoria da Mulher, realizou nesta sexta-feira, a abertura do Projeto “Trabalho e Dignidade para um recomeço para mulheres em Situação de Prisão”, onde a Coordenadoria Municipal da Mulher, firmou parcerias com empresas privadas, no intuito de realizar Ciclo de Palestras e cursos profissionalizantes direcionado para mulheres que se encontram em situação de prisão no Presidio Regional de Passo Fundo.
Com objetivo de despertar a auto estima da mulher e estimular habilidades para geração de renda, capacitando-as para formar cooperativas de mulheres empreendedoras ou ainda se inserir no mercado de trabalho, diminuir a vulnerabilidade social da mulher, estimular o empreendedorismo individual, social e ambiental, para que possam atuar no gerenciamento de sua carreira, com dignidade e confiança de uma nova perspectiva de vida.
Estes cursos ocorreram por etapas, com as palestras envolvidas entre cada etapa, na própria instituição prisional. O Ciclo de palestras acontecerá com datas a serem previamente marcadas de acordo com a disposição de cada profissional, citando alguns profissionais : Sr. Helio Bernardon que abordará o tema:A mulher em busca de qualidade de vida, Sra. Alessandra Smaniotto que abordará o tema: A valorização da mulher frente ao mercado da trabalho, Dr. Vinicios Borges abordará os temas: Lei Maria da Penha como direito humano básico da mulher, Sra. Maria de Lourdes Isaias que abordara os temas sobre: Educação, sem a discriminação da Mulher.
Após a solenidade, deu-se inicio a palestra da Sra. Sandra Azambuja. Com o tema: A mulher Superando Desafios. Outros profissionais aguardam datas para se agregar ao projeto voluntariamente com palestras na área da saúde. O projeto se desenvolverá da seguinte forma:-o 1º curso sera de qualidade no atendimento trabalhando a postura e comportamento no ambiente social, Etiqueta Empresarial,a importância da Capacitação, noções básicas de informática, dicção verbal, como montar e estruturar um curriculun -o 2º curso será de geração de renda, tendo como primeiro artesanato a ";manta de gancho";, almofadas, suporte de porta, entre outros-o 3º curso será o de empreendedorismo, sendo a segunda etapa do curso A Mulher empreendedora aprendendo a empreender ";Este evento contou com a participação do Vice Prefeito Rene Cecconello, do Diretor do Presídio, Psicóloga Miriane, da Assistente social Irene Lemes,e também dos profissionais que realizarão o curso 28 mulheres da instituição(detentas), representantes da 7ª CREA as sras. Francisca Bueno e Ana Maria Prates , profesores do Eja da própria instituição, Coordenadora da Coordenadoria de Promoção e igualdade Racial, Maria de Lurdes Isaias, representantes da Empresa Centro de Desenvolvimento e capacitação as sras Marcia Anacleto e Gracienpinheiro, Parceira para realização do curso de artesanato a sra. Lisiane Ramos,representantes do SEBRAE.
Após a solenidade de abertura do projeto a coordenadora da coordenadoria da Mulher convocou uma reunião com as representantes da 7 CREA, direção do Presidio regional, representantes do Eja já atuantes na Instituição, psicóloga, para viabilizar as turmas do Eja especifico para mulheres.