Divisão do idoso tem 12 mil cadastrados

Divisão do idoso tem 12 mil cadastrados

A Administração Dipp-Corralo quer que o nosso atendimento ao idoso seja um dos melhores do interior do Estado. A clientela é algo em torno de 12 mil cadastrados. Outros estão sendo procurados e registrados para termos uma idéia completa de quantos idosos necessitados tem o nosso Município. Buscar o restante destes idosos, propiciar os recursos que a municipalidade já dispõe e ampliar esses recursos para melhor assisti-los. Além de divulgar e incentivar a participação nas reuniões mensais, nas quais palestras sobre saúde são ministradas por especialistas, sempre no primeiro sábado de cada mês, às 14 horas na Semas. Destes doze mil cadastrados, em média, apenas oitenta participam dos encontros.

Hipertensos e diabéticos

Segundo Marcelino Pereira dos Santos, diretor da Divisão do Idoso da Semas - Secretaria de Assistência Social - o atendimento aos portadores destas enfermidades, é uma das prioridades do setor. Médicos, dentistas, enfermeiros e funcionários especializados atendem com dedicação e carinho estes idosos, além de dar um atendimento dentário especial, para os hipertensos e diabéticos. Este setor, que funciona na antiga farmácia do PAM, pode agendar consultas até pelo telefone e não só para os idosos, mas também de outras faixas etárias, de hipertensos e diabéticos carentes.

Medicamentos

O diretor Marcelino mostrou-se preocupado com a falta de medicamentos, mas esperançoso. Disse que vem aí uma grande compra de remédios e uma programação de futuras compras “para não faltar mais” e o laboratório próprio do Município também está na ordem do dia para ser ativado de acordo com as nossas necessidades. Muitos idosos usam fraldas, por isso a Divisão Idoso aguarda com expectativa a autorização da Câmara de Vereadores para a compra de um equipamento para a fabricação das mesmas, capaz de contemplar as necessidades, não só da Divisão de Portadores de Necessidades Especiais (DAPNE), mas também as requisições do Ministério Público.

Integração

Atualmente, por determinação do Secretário da Semas, Júlio Oliveira, uma das prioridades é aumentar o cadastramento de idosos, integrar todos os grupos existentes na cidade, criar novos grupos em pontos estratégicos da cidade e incentivar na região outros grupos, para todos unidos fazerem valer o Estatuto do Idoso que, atualmente, sem fiscalização, deixa a desejar quanto ao cumprimento de sua finalidade. Passo Fundo tem mais de 100 idosos com mais de noventa anos e o futuro é dotar os órgãos públicos para um atendimento cada vez melhor. “Recreação e festas é muito bom, mas o essencial é a saúde para que o idoso tenha melhor qualidade de Vida”, concluiu o Diretor Marcelino.

Publicado em: Sem categoria

Atualizado em 30 de abril de 2005.