Pedido reuniu o prefeito Pedro, parlamentares e diversas entidades de Passo Fundo em defesa da obra
A duplicação da BR-285, no trecho urbano de Passo Fundo, voltou ao centro das discussões políticas e institucionais nesta quinta-feira (2). Em reunião com o vice-governador do Rio Grande do Sul, Gabriel Souza, o prefeito Pedro Almeida, acompanhado de lideranças do município, reforçou a importância estratégica da obra.
Durante o encontro, foi solicitado que o vice-governador auxilie nesta articulação junto ao Governo Federal para a inclusão da obra no planejamento orçamentário de 2026. Gabriel Souza destacou que já iniciou o diálogo com lideranças federais para viabilizar o pleito. “No dia 16 de outubro terei reunião no Governo Federal e vou levar um ofício do Estado solicitando oficialmente a inclusão dessa obra no Orçamento da União. Já conversei com o deputado federal Isnaldo Bulhões, relator do Orçamento e líder do meu partido na Câmara para que analise a importância da obra”, frisou o vice-governador.
Para o prefeito Pedro Almeida, a mobilização conjunta reforça o caráter estratégico da duplicação. “Essa não é apenas uma obra de engenharia, mas uma medida essencial para garantir mobilidade, segurança e sustentar o desenvolvimento econômico de Passo Fundo e de toda a região Norte do Estado”, destacou.
O projeto, já finalizado e entregue ao DNIT, contempla aproximadamente 12 quilômetros de duplicação entre os km 292,55 e 304,3 da BR-285. Estão previstas obras de arte especiais (OAEs), como viadutos, trincheiras, pontes e passarelas, que devem ampliar a fluidez do tráfego, melhorar a segurança e facilitar a acessibilidade nos principais pontos de conexão urbana. O investimento estimado é de R$ 300 milhões.
De acordo com dados da Polícia Rodoviária Federal, o trecho é considerado crítico desde 2013, com média de 100 acidentes por ano. Nos últimos dez anos, foram registrados 472 acidentes, mesmo com a redução durante a pandemia. Atualmente, a rodovia recebe cerca de 20 mil veículos por dia.
O encontro reuniu o vice-prefeito Volnei Ceolin, o ex-prefeito Luciano Azevedo, secretários municipais, representantes do DNIT, da Universidade de Passo Fundo, do Legislativo municipal e de entidades empresariais e de classe que apoiam a iniciativa.
Participaram também da reunião, secretário de Desenvolvimento Econômico, Adolfo de Freitas; secretário de Obras, Rubens Astolfi; secretário de Gabinete, Paulo Caletti; reitora da UPF, Bernadete Maria Dalmolin; superintendente regional do DNIT, Adalberto Jurach; presidente da Câmara de Vereadores, Gio Krug; vereador João Pedro Nunes; além de representantes de dez entidades empresariais.